quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fundos de Salomon Reinach on-line


Tirés-à-part numérisés de Salomon Reinach


A Maison de l´Oriente e L´Mediterranee está levar a cabo um projeto de gestão, digitalização, documentação e on-line dos fundos documentais, livres de direitos, e incluídos dentro do legado da doação da Biblioteca de Salomon Reinach localizado na biblioteca do MOM.


Estes registos consistem de extratos e reimpressões de revistas científicas internacionais do século XIX e início do século XX, encadernado em volumes chamados baixo termo genérico "tiradas a parte" "separatas"


O doaçao da Sra Reinach à Universidade de Lyon (1937) dotou a Biblioteca da Casa do Oriente e do Mediterrâneo uns importantes fundos sob o estudo da antiguidade clássica, incluindo numerosas obras (Catálogo integrado MOM Library) e volumes encadernados a parte como separatas, que estao actualmente a ser digitalizados.


Os fundos das separatas da biblioteca S. Reinach (637 volumes encadernados e mais de 6.500 artigos) presentam uma grande diversade de conteúdo. Estas publicações internacionais, escritas por arqueólogos, historiadores e outros estudiosos epigrafistas século


XIX, dirigida à Salomon Reinach, tratam principalmente de arqueologia e história antiga, mas também de literatura, educação, medicina, direito legislativo ou política. A heterogeneidade deste fundo reflete uma época em que o conhecimento enciclopédico (científico, literário e político) ainda era a regra


Estas obras também refletem as relações pessoais de Salomon Reinach com estudiosos de todo o mundo. Sendo, além disso, uma documentação muito útil hoje para quem baia trabalhar em questões relacionadas com a Antiguidade Clássica, pois oferecem acceso a revistas internacionais pouco acessíveis já, dispersas ou esquecidas.


Esta documentação também têm interesse para aqueles que interessados na história das ciências humanas, história das mentalidades, etc.


Ir a base de dados: Tirés-à-part Salomon Reinach

Sem comentários:

Enviar um comentário