quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Porcos entre o Mesolítico e o Neolítico

Os caçadores-recoletores europeus possuiram porcos já no 4600a.C

Os caçadores-coletores europeus adquiriram porcos domesticados dos seus vizinhos agricultores tão cedo quanto 4600aC, de acordo com as novas evidências. Uma equipe internacional de cientistas, incluindo pesquisadores da Universidade Durham, mostrou que houve interação entre os caçadores-coletores e as comunidades agrícolas e uma "partilha" de animais e conhecimentos. A interação entre os dois grupos levou aos caçadores-coletores a que incorporam a agricultura e criação de gado na sua cultura, afirmam os pesquisadores. 


A investigaçao, publicada na revista Nature Communications, oferece novas evidencias sobre os movimentos dos seres humanos pré-históricos ea transição de tecnologias e conhecimentos. A propagação de plantas e animais em toda a Europa entre o 6000 e 4000 AC envolveu uma complexa interação entre os indígenas caçadores-coletores do Mesolitico e os recem chegados agricultores neolíticos ,mas a escala da interação e a medida em que os caçadores-coletores adoparam idéias de seus vizinhos continua a ser muito debatido.


Os pesquisadores afirmam que as evidências anteriores sobre a posse de animais domésticos por parte de caçadores-coletores até agora tinham sido meramente circunstanciais. Ainda não se sabe se os caçadores-coletores receberam os seus porcos através do comércio ou a troca, ou por caça e captura de animais que escaparam dos asentamentos agricolas. No entanto, os porcos domésticos tinham pelejos coloridos e manchados diferentes dos usuais que teriam parecido estranhos e exóticos aos caçadores-coletores e poderom ter atraído a sua atençao sobre os porcos.


O Co- autor do artigo o Dr. Greger Larson , do Departamento de Arqueologia da Universidade de Durham , acrescentou: "Os seres humanos amam a novidade, e apesar de que os caçadores-coletores já tinham explorado o javali, teria sido difícil não ficar fascinados pelos porcos manchados de aparência estranha propriedade dos agricultores que viviam nas proximidades . 



Nao deveria ser nenhuma surpresa que os caçadores-coletores adquiriram alguns deles , eventualmente, mas este estudo mostra que eles fizerao cedo mesmo após os porcos domésticos chegaram ao norte da Europa.". A equipe analisou o ADN antigo dos ossos e dentes de 63 porcos do norte da Alemanha , que mostrarom como os caçadores-recoletores tinham adquirido porcos domésticos de diferentes tamanho e cor de pelagem, e que tinha tanto ascendência proximo oriental como europeia.


O autor principal, o Dr. Ben - Krause-Kyora, da Universidade Christian -Albrecht de Kiel ( Alemanha), disse: "Os caçadores-recoletores mesoliticos definitivamente tinham cães, mas eles não praticavam a agricultura e não tinha porcos, ovelhas, cabras, vacas, tudo o que fora introduzidos na Europa pelos agricultores arredor do 6000 a.C. Ter a pessoas que praticam uma estratégia de sobrevivência muito diferente nas proximidades deve ter resultado estranho, e agora sabemos que os caçador, chegaram a possuir alguns dos porcos domesticados dos agricultores ".


A pesquisa foi liderada pela Christian - Albrechts Universität , Alemanha junto com pesquisadores envolvidos nas Universidades de Durham University, Aberdeen,  o Museu de História Natural do Reino Unido; Archäologisches Landesmuseum Schloss Gottorf , Alemanha ; Hospital Universitário Schleswig -Holstein, na Alemanha, e a  Graduate School of Human Development in Landscapes, Alemanha. O projeto recebeu financiamento do Natural Environment Research Council ( NERC ) e da Graduate School of Human Development in Landscapes.

Fonte do texto: Durham Univ. News


Refêrencia
 
Krause-Kyora,B; Makarewicz,Ch; Evin, A,et alii: "Use of domesticated pigs by Mesolithic hunter-gatherers in northwestern Europe." Nature Communications  DOI: 10.1038/ncomms3348


Sem comentários:

Enviar um comentário