quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Inscrições do Conventus Pacensis - im Open-Acces


A Universidade de Coimbra através do seu repositório digital Estudo Geral, vem a disponibilizar em acesso aberto para a sua descarrega o livro Inscrições romanas do Conventus Pacensis : subsídios para o estudo da romanização, que fora tese doutoral de José d´ Encarnação.


A obra inclui, na primeira parte, o estudo pormenorizado das 686 inscrições romanas encontradas no Sul de Portugal, entre os rios Tejo e Guadiana, parte delas inéditas e a quase totalidade com importantes revisões de leitura. A segunda parte do volume intitula-se "Subsídios para o estudo da romanização" e sintetiza os dados colhidos no catálogo, distribuídos pelos seguintes capítulos : 1. As estruturas político-administrativas; 2. A sociedade; 3. A componente sagrada; 4. As práticas epigráficas. Em apêndice, 4 mapas, a indicação do paradeiro das inscrições e tábuas de correspondência com os demais corpora epigráficos peninsulares.



Os índices epigráficos foram preparados segundo o modelo do CIL II e constituem importante fonte de informação. De não menos utilidade para historiadores e arqueólogos que para epigrafistas, os índices gerais de fontes, onomástico, geográfico e dos assuntos tratados


Descarrega o livro em: Estudo Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário