quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cerâmica em Contextos Rituais - Livro

La Céramique dans les contextes rituels

Denti, M & Tuffreau-Libre, M (dir.), La céramique dans les contextes rituels. Fouiller et comprendre les gestes des Anciens, PUR, Rennes 2013    240pp.   ISBN: 978-2-7535-2105-6


Sinopse
Este livro, analisa os modos e formas de deposição da cerâmica em contextos rituais, tratando a problemática da escolha entre as diferentes categorias tipológicas e funcionais, a combinação entre umas e outras e/ou como se associam estes restos cerâmicos com outros tipos de materiais depositado junto a eles, assim como a descrição dos possíveis atos de fragmentação intencional dos vasos que dão lugar a este tipo de registo.



Os estudos envolvidos abrangem contextos arqueológicos, cronológicos, e geográficos muito diferenciados, desde a Idade do Bronze até à Idade Média, na Gália, Itália, Espanha e o mundo grego. O objetivo e desenvolver as questões cruzadas entre e relações dialéticas que emergem desta problemática desde um paradigma diacrónico e baseado em estudos de caso aportados pela arqueologia regional.



Através destas sínteses ou exemplos pontuais, tentam-se abordar uma e uma série de temática que poderíamos: os problemas de tipo teórico e pragmático da pesquisa sobre no campo, as implicações que a atenção aos contextos de descobrimento de caráter ritual tem em geral no estudo de mobiliário arqueológica, e finalmente o proprio papel da análise cerâmica no processo de compreensão da natureza dos contextos arqueologico de carater ritual.


INDEX



+INFO sobre o livro:  Le Ceramique em Contextes...

Sem comentários:

Enviar um comentário