sábado, 6 de abril de 2013

As Leis de Hywel on-line

CYFRAITH HYWEL


As Cyfraith Hywel, Leis de Hywel, são conhecidas por ser uma das principais fontes para o conhecimento do direito gales na Idade Media, e do direito céltico em geral. Seu nome procede rei Hywel Dda (Hywel O Bom) que lá polo século X d.C recolheu e codificou o direito cimrico num código que estivo em uso até a sua abolição pelo Parlamento ingles no século XVI. Por elo é de especial interesse a recente aparição de um portal web abdicado monograficamente a este corpus legal.



O site forma parte de um projeto de estudo e pesquisa do primitivo sistema legal do Pais de Gales a cargo do Seminário Cyfraith Hywel, e tem dois objetivos. Em primeiro lugar, apresentar um guia das Cyfraith Hywel, a lei galesa medieval, explicando o que era lei em Gales, como funcionou, e sugerindo outras leituras através da compilação de publicações académicas sobre assuntos específicos de diversas áreas dentro desta ampla temática.



O segundo objetivo esta focado nos manuscritos que são o ponto de partida para tudo estudo da Cyfraith Hywel. Uma breve descrição de cada manuscrito é apresentada, juntamente com uma lista detalhada dos conteúdos dos manuscritos individuais. 


Isto permite ao pesquisador ou interessado recorrer a essas tabelas como forma de informação sobre o conteúdo de cada fonte. Assim mesmo é possível usar as secções explicativas juntamente com o trabalho detalhado sobre os manuscritos para obter um quadro mais completo do que os textos do Cyfraith Hywel contém.




O site divide-se em diversas secções. Uma de secção intitulada Canllaw (Guia), oferece um guia prática sobre o tema da Lei Galesa sendo uma espécie de enciclopédia on-line sobre Cyfraith Hywel, que informa sobre a o contexto, origens, os distintos manuscritos do código lega de Hywel o Bom, e os diversos tratados e secções dos que constam. 




A secção de Manuscritos, aprofunda nisto proporcionando informações completas sobre todos os manuscritos conservados da lei galesa e dando listas detalhadas de seus conteúdos, que podem ser pesquisados através da base de dados



Este portal também oferece uma completa bibliografia na que reflete a produção académica gerada em torno ao Hywel Cyfraith incluindo as principais publicações e os próprios trabalhos do Seminário Cyfraith Hywel. As secção Ancient Laws & Institutes of Wales discute esta importante primeira publicação do corpus legal gales



Ir ao site de:  Cyfraith Hywel

Sem comentários:

Enviar um comentário