segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Morre Geza Alföldy


Ontem dia 6 de novembro falecia em Atenas de um paro cardíaco, Prof. Dr.  Geza Alföldy um dos mais reconhecidos especialistas em epigrafia romana do último século. De origem húngaro (Budapest 1935), mas nacionalizado alemão, Alfoldy foi catedrático na Universidade de Heidelberg onde criou em torno assim uma importante escola, e foi assim mesmo nos últimos anos o coordenador e principal impulsor da reedição e posta ao dia do Corpus Inscriptionum Latinarum, a monumental corpus levado a cabo no seu dia por Mommsen e os seus discípulos, e que topou em Alföldy o seu melhor relevo.


Ao longo da sua trajetória difícil de resumir pola sua fecundidade o professor Alföldy teve um especial interesse por Hispânia já desde o que fora a sua tese doutoral: Die römischen Inschriften von Tarraco (Berlim, 1975), e que se concretou em uma boa quantidade de artigos e monografia como o seu trabalho sobre os flâmines provinciais de Tarraco, ou a sua recente Provincia Hispania Superior (Heidelberg, 2000), traduzida e editada dois anos depois pola UDC (2002)


Pessoalmente tivemos a oportunidade de escuitar ao professor Alföldy nas magistrais classes que dera no ano 2000 para o curso de doutoramento da UDC La epigrafía latina: un método de investigación de la historia de Roma,já daquela mostrara o seu interesse por por ao dia a sua clássica Historia Social de Roma, projeto que sacou ao lume recentemente oferecendo uma nova edição profundamente aumentada, que em breve se traduzira na Espanha, e que a dia de hoje em dia constitui quase o testamento deste grande e incansável historiador da antiguidade. Sit tibi terrae levis


Sem comentários:

Enviar um comentário