quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Congresso de Arqueologia do Alto Ribatejo

CONFLUÊNCIA DE RIOS – CONFLUÊNCIA DE IDEIAS
Iº CONGRESSO DE ARQUEOLOGIA DO ALTO RIBATEJO

11-12 Novembro de 2011
Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha


Os estudos de arqueologia na região remontam a José Leite de Vasconcellos e à época de fundação da arqueologia portuguesa, e foram retomados em diversos momentos posteriores, como em meados do século XX. Mas seria a partir de finais da década de 1970, e nas três décadas seguintes, que uma arqueologia apoiada em equipas interdisciplinares se consolidou, envolvendo diversos jovens pesquisadores locais e de fora da região.

Trinta anos depois, o Alto Ribatejo é uma realidade estudada que deu origem a centenas de artigos científicos, mas que nunca foi objecto de um “ponto da situação” global. É este esforço que se pretende iniciar com o presente congresso. A iniciativa do Instituto Politécnico de Tomar através do seu Centro de Pré-História, com o Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo e com o Instituto Terra e Memória, teve desde cedo o apoio de várias instituições, com destaque para a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e as autarquias de Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha.

O congresso tem lugar em Vila Nova da Barquinha, município onde se cruzam os dois eixos viários que permitem hoje aceder aos vários espaços do Alto Ribatejo


Programa e Resumens



+INFO ir ao site: 1º Congresso de Arqueologia

Sem comentários:

Enviar um comentário