terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Collegia e Espaços de Reunião

Los espacios de reunión de las asociaciones romanas
 Diálogos desde la arqueología y la historia

Quando: 7-9 Março
Onde:  Sevilha


A Casa de Velázquez junto com a Universidade de Sevilha organizam os 7-9 de março um colóquio sobre a temática Espaços de reunião das associações romanas no que se discutiram os novos achádegos e novidades na pesquisa sobre a instituição dos collegia

O ser humano, desde os começos da vida em sociedade, soube aproveitar as vantagens de associar-se entre si com muito diferentes fins. Aumentar a capacidade nos negócios, organizar-se para render culto às divindades ou garantir-se um enterro digno no passo ao Além encontram-se entre as muitas razões que levaram aos antigos a se unir e criar collegia e corporações.



À margem do enquadramento jurídico e social com o que estes grupos foram reconhecidos no Mediterrâneo greco-romano, feição que foi largamente tratado pela comunidade científica, cedo contaram, ademais com espaços físicos de referência, sedes nas que se reuniam e custodiavam as suas imagens tutelares, símbolos e estatutos de funcionamento.



Esta reunião tem por objeto analisar, desde os diferentes âmbitos das Ciências da Antiguidade, estes locais de reunião através daquelas evidências materiais suscetíveis de ser hoje reconhecidas, insistindo, ademais, no caso hispano. A tarefa não resulta nada fácil. É muito possível que este encontro se limite a criar o enquadramento no que favorecer a discussão e o frutífero intercâmbio de ideias, mais que a apresentação de nítidas certezas. Sem dúvida este é um dos grandes reptos a assumir pelas nossas disciplinas.


Programa



+INFO no site da:  Casa de Velazquez

Sem comentários:

Enviar um comentário