quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Agropastoralismo na Asia Central Proto-histórica

Fields Under the Hoof

Ritchey, M. (2025): Fields Under the Hoof: characterizing plant cultivation of agropastoralists in Bronze and Iron Age Inner Asia (3000 BCE - 1000 CE). Tese doutoral apresentada na Washington University in St. Louis.  DOI: 10.7936/vqep-j160

Sinopse   
Esta dissertação examina as práticas agropastoris na massa terrestre eurasiana entre o 3º milénio A.C. e o 1º milénio D.C., com foco na caracterização de como comunidades que viviam na Ásia Interior montanhosa incorporou o cultivo de plantas ao seu estilo de vida agropastoril itinerante.


Examino vestígios macrobotânicos de sítios arqueológicos importantes ao longo das rotas de troca transeurasiana de plantas e animais domesticados e de diversas tecnologias durante as Idades do Bronze e do Ferro. Esses sítios incluem Chap, Quirguistão, Tasbas, Cazaquistão, Dingdong, Piyang, Jiweng, Kaerdong e Bangga, localizados no Tibete. Utilizam-se valores estáveis de isótopos de carbono e nitrogênio de vestígios arqueológicos de plantas e conjuntos macrobotânicos para avaliar o trabalho (na forma de irrigação e adubação) dedicado ao cultivo de plantas. 


Por meio dessa análise, investigo se as estratégias de cultivo viajaram com as culturas domesticadas pelas montanhas da Ásia Interior ou se essas estratégias foram dissociadas das culturas à medida que se deslocavam para novos cenários culturais e ambientais. Os resultados indicam que as comunidades desenvolveram estratégias localizadas de manejo de culturas, frequentemente específicas para cada táxon, em vez de adotar um sistema de cultivo compartilhado. 


Embora essas comunidades antigas compartilhassem composições semelhantes de culturas e animais, elas adaptaram e modificaram práticas de cultivo para cada uma de suas localidades. Esta pesquisa fornece insights sobre as implicações mais amplas da intensificação agrícola nas reconstruções paleodietéticas, o papel dos sistemas pastoris dinâmicos na formação de práticas agrícolas e a localização de estratégias agropastoris na Ásia Interior. 


Os resultados mostram a notável flexibilidade dos agropastoris que viviam em altitudes elevadas, que incorporaram tanto a pecuária móvel quanto o cultivo de plantas para obter sucesso em ambientes às vezes bastante hostis para atividades agrícolas. Linhas de pesquisa futuras são delineadas para explorar mais a fundo a interação entre plantas e animais domesticados e os seus contextos culturais. 


Este trabalho contribui para a compreensão de como as antigas comunidades agropastoris navegaram pelas complexidades da integração de novas tecnologias agrícolas e espécies domesticadas, transformando, em última análise, tanto os seus ambientes locais quanto a história agrária e agropastoril eurasiana mais ampla.

INDEX


Descarregar a tese em: Field Under the Hoof

Sem comentários:

Enviar um comentário