quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

As Paletas Rupestre do Noroeste de Portugal

As paletas na Arte Rupestre do Noroeste de Portugal

Afonso, B. Sousa (2022): As paletas na Arte Rupestre do Noroeste de Portugal. Inventário, estudo e interpretação. Dissertação de mestrado apresentada na Universidade do Minho. Porto. 

Sinopse  
A presente dissertação tem como objetivo principal contribuir para o aumento do conhecimento das representações de “paletas” na arte rupestre do noroeste de Portugal, através de uma catalogação, individualização tipológica e colocação de hipóteses funcionais e cronológicas. 


Através de observação técnica e cronologia relativa, observa-se posterioridade destes motivos em relação à Arte Atlântica Clássica e à Arte Esquemática Antiga, sendo, portanto, de um período posterior ao Neolítico-Calcolítico. Um estreitamento cronológico foi realizado através de paralelos com objetos de madeira e metal, definindo-se uma cronologia entre a Idade do Bronze e o Ferro Antigo (cerca do séc. IV a.C.). 


Uma análise das orientações geográficas das paletas sugere celebrações de eventos solares ligados com os solstícios e equinócios, para dois grupos tipológicos. Outro grupo tipológico, aparentemente mais recente do que os anteriores, poderá relacionar-se com a importância da estrela polar e da orientação das populações no espaço. Nalguns casos, a distribuição das paletas no afloramento indicia que representam depósitos. 


Numa perspetiva geral, os afloramentos com diversidade de paletas, considerados lugares coletivos, terão sido locais ativos simbolicamente, durante algum tempo, hipótese que se apoia na gravação de tipos diferentes de paletas, na reorientação e sobreposição de algumas, bem como em técnicas distintas, indiciando que estes afloramentos teriam sido usados para a realização de ritos cíclicos.

INDEX


Descarregar o a dissertação: Paletras Rupestres

Sem comentários:

Enviar um comentário