Ecologies of Bronze Age
Rock art
Fahlander, F. (2024). Ecologies of Bronze Age rock art: organisation, design and articulation of petroglyphs in eastern-central Sweden. Swedish Rock Art Research Series. Oxbow Books. Oxford ISBN: 979-8-88857-139-2
Sinopse
Os petróglifos da Idade do Bronze (1700–500 a.C.) do sul da Escandinávia compreendem uma tradição única de arte rupestre no norte da Eurásia. Apesar de um repertório limitado de motivos como covinha, barcos, antropomorfos, zoomorfos, podomorfos e círculos, ele mostra grande variabilidade no no seus desenhos, elaboração e articulação.
Este livro é um estudo da região de Mälaren no centro-sul da Suécia que inclui um dos mais proeminentes aglomerados de arte rupestre do sudoeste de Uppland, bem como o interior do condado de Södermanland. A arte rupestre nesta região é estudada em três escalas: regional, local e particular.
Isso permite comparações entre sítios densos e pequenos, uma exploração de como a tradição da arte rupestre da Idade do Bronze se desenvolveu ao longo do tempo na área e, igualmente, como o design e a articulação de certos motivos se relacionam com assentamentos contemporâneos, cursos de água e cenários ambientais variados.
Padrões e estruturas na distribuição e articulação dos petróglifos mostram que os diferentes motivos não são apenas expressões visuais, mas encenações muito materiais. Os motivos geralmente se relacionam fisicamente entre si, com os fluxos de água e com a micro-topografia e os conteúdos minerais das rochas.
O estudo, portanto, não é tanto sobre arte rupestre como imagens e símbolos, mas sim sobre a ecologia da arte rupestre - a rede de relações sociais e físicas nas quais ela foi encenada e empregada. Dessa perspetiva, os petróglifos são vistos como petrofatos, ou seja, algo semelhante a ferramentas ou dispositivos articulados de várias maneiras para afetar humanos, outros que não humanos e as animações dos ambientes costeiros onde foram feitos.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Ecologies of Rock Art
Sem comentários:
Enviar um comentário