Architektur in der Steppe
Pieniążek, M. (2012): Architektur in der Steppe. Spätbronzezeitliche Siedlungen im nordpontischen Raum. Universitätsforschungen zur Prähistorischen Archaeology Vol. 211. Rudolf Habelt GMBH Verlag. Bonn. Vol. 1-2
Sinopse
O presente estudo representa a primeira tentativa de análise do povoamento e da arquitectura da Idade do Bronze Final em toda a região nordpóntica, incluindo o norte da Crimeia. As Pesquisas anteriores realizadas por arqueólogos ucranianos e moldavos concentraram-se quase exclusivamente em subáreas. Até à data, tem havido pouco acesso a este tema para um público mais vasto fora dos países de língua ucraniana e russa.
Que deve ser tido em conta ao analisar o método de construção? Que aspetos contribuem para o desenvolvimento de uma estratégia construtiva? Existem várias ideias sobre isto, mas na maioria das propostas o clima, a disponibilidade de recursos de construção, o tipo de economia e os fatores socioculturais desempenham um papel, com as prioridades a serem ponderadas de forma diferente.
Aqui, os quatro aspetos referidos são abordados em diferentes fases de avaliação. Uma vez que a “arquitetura da estepe” é objeto de investigação - ou seja, a arquitetura de uma paisagem com acesso limitado a recursos construtivos, condições climáticas específicas e o sistema económico associado - a análise do sistema de assentamento e do método de construção é acompanhada aqui por tanto de uma apresentação detalhada das condições naturais e do estado da investigação para a estratégia de subsistência.
Os assentamentos e os achados individuais ão apresentados de forma detalhada e no catálogo acompanhados de um comentário que contextualizando-os através fontes significativas de informação da análise de alguns elementos estruturais básicos.
Descarregar Vol. 1: Texto PDF
Descarregar Vol. 2; Catalogo,
Tábuas e Índices PDF
INDEX
Sem comentários:
Enviar um comentário