segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Arqueologia das Fronteiras Romanas

Currente approaches to
 Roman Frontiers

Enckevort, H. Van, Driessen, M., Graafstal, E., Hazenberg, T., Ivleva, T. & Driel-Murray, C. Van (eds) (2024): Currente approaches to Roman Frontiers.  Proceedings of the 25th International Congress of Roman Frontier Studies 1. LIMES Nº 25/1. Sidestone Press. Leiden. ISBN: 9789464262759  DOI: 10.59641/3d278gp
   
Sinopse   
Este é o primeiro volume dos anais do congresso do LIMES XXV organizados em torno das sessões originais, a fim de formar coleções temáticas coerentes que tornem a vasta produção mais acessível a generalistas e especialistas. Este volume começa com uma recapitulação do congresso. 



Em relação aos temas, ele lida com uma abordagem feminista contemporânea; novas metodologias digitais e modelagem computacional; três temas sobre gestão do patrimônio arqueológico lidando, entre outros, com preservação, proteção, ciência cidadã e aspetos do Património Mundial, e uma comparação entre os Limes romanos e a Grande Muralha da China. Ele termina com uma visão geral das sessões e palestras do congresso em Nijmegen.



Fronteiras são zonas, ou linhas, de contacto e coerção, de troca e exclusão. Como tal, elas frequentemente expressam alguns dos elementos mais típicos dos espaços sociopolíticos que são definidos por elas. Abrangendo cerca de 6.000 km ao longo de rios, cadeias de montanhas, barreiras artificiais e franjas de semideserto, as fronteiras do império romano oferecem uma grande variedade de avenidas e tópicos para uma comunidade muito diversa de acadêmicos. 




Elas são o assunto central do Congresso Internacional de Estudos de Fronteiras Romanas (ou apenas Congresso Limes, em homenagem à palavra latina para "fronteira"), organizado a cada três anos desde 1949. Esta publicação de quatro volumes contém a maioria dos artigos apresentados na 25ª edição, que foi sediada pelo município de Nijmegen em agosto de 2022.

INDEX


Descarregar o livro em: Current Approaches Roman Frontier

Sem comentários:

Enviar um comentário