quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Poder e Comunidade entre os Shuar - Tese

The Attraction of Unity

Buitron, Natalia (2016) The attraction of unity: power, knowledge, and community among the Shuar of Ecuadorian Amazonia. Tese doutoral, London School of Economics and Political Science. Londres

  
Sinopse  
Esta tese trata sobre como os Shuar, um grupo de étnico que vive no sudeste do Equador, e como criaram instituições políticas centralizadas. Ao longo do último século, os Shuar experimentaram uma rápida transição de um estilo de vida altamente móvel, baseado em grupos familiares pequenos, fluidos e politicamente autónomos, para uma vida sedentária em comunidades grandes e nucleadas. 


Devido ao declínio do envolvimento missionário, à perda gradual de poder das federações étnicas e às mudanças drásticas na base de subsistência, os Shuar também se tornaram cada vez mais dependentes de recursos derivados do Estado, garantidos pela sua participação na política eleitoral. 




Com base em trabalho de campo de longo prazo dentro de uma rede de comunidades sedentárias florestais, a tese explora como os Shuar procuram se organizar para viverem juntos pacificamente e se beneficiarem dos recursos públicos, mantendo o Estado sob controle. Mostra como os Shuar agiram de forma criativa para instituir novas formas de associação política centralizada que lhes permitem suprimir relações antagónicas de longa data, ao mesmo tempo que priorizam a autonomia pessoal e doméstica. 


Através da gestão de comunidades sedentárias e da apropriação de instituições externas, como escolas e repartições públicas, os Shuar regeneram eficazmente o bem-estar doméstico e formas valorizadas de individualidade. Ao mesmo tempo, criam novas categorias políticas e identidades individuais. 


A interação entre a sociabilidade quotidiana e a coletividade política criada conscientemente revela a importância de dois processos contrastantes mas interligados: a mudança flexível entre arranjos sociais centralizados e descentralizados; e a emergência de formas cada vez mais formalizadas de organização da vida colectiva, juntamente com formas inflexíveis de desigualdade que escapam ao controlo interno. 


Ao mostrar como os processos de institucionalização podem resultar no aumento da formalização e estratificação, mas também na fluidez social e na improvisação política, a tese contribui para uma compreensão antropológica mais ampla da formação do Estado e da imaginação política.

INDEX


Descarregar a tese em: Attraction of Unity

Sem comentários:

Enviar um comentário