quinta-feira, 23 de novembro de 2023

O Problema do Parentesco Crow-Omaha

Crow-Omaha 

 New Light on a 
Classic Problem
   

Transumanon, T.R & Whiteley, P.M. (eds.): Crow-Omaha : New Light on a Classic Problem of Kinship Analysis. Amerind Studies in Archaeology. University of Arizona Press. Tucson.  ISBN: 978-0-8165-0790-0


Sinopse  
O "problema Crow-Omaha" tem deixado os antropólogos perplexos desde que foi descrito pela primeira vez por Lewis Henry Morgan em 1871. Durante a sua pesquisa mundial dos sistemas de parentesco, Morgan descobriu com espanto que algumas sociedades nativas americanas chamam alguns parentes de gerações diferentes pelos mesmos termos. Por que? A "distorção" intergeracional no que veio a ser chamado de sistemas "Crow" e "Omaha" provocou uma riqueza de argumentos antropológicos, de Rivers a Radcliffe-Brown, de Lowie a Lévi-Strauss, e muitos mais.


Acontece que os sistemas Crow-Omaha são incomuns e ainda assim encontrados distribuídos em todo o mundo. Para os antropólogos, resolver o problema Crow-Omaha é fundamental para compreender como os sistemas sociais se transformam de um tipo para outro, tanto historicamente em contextos particulares como evolutivamente no âmbito mais amplo das relações humanas. Este volume examina o problema Crow-Omaha a partir de uma variedade de perspectivas –histórica, linguística, formalista, estruturalista, culturalista, evolucionária e filogenética. 


Ele se concentra nas regiões onde ocorrem os sistemas Crow-Omaha: América do Norte nativa, Amazônia, África Ocidental, Nordeste e Leste da África, Austrália aborígene, nordeste da Índia e área Tibeto-Burmana. A lista internacional de autores inclui os principais especialistas em suas áreas. O livro oferece uma avaliação de última geração do parentesco Crow-Omaha e dá continuidade ao trabalho do volume histórico Transformations of Kinship, publicado em 1998. 


Destinado tanto a estudantes quanto a acadêmicos, é composto de capítulos breves e acessíveis que respeitar a complexidade das ideias, apresentando-as com clareza. O trabalho serve tanto como uma nova referência na explicação dos sistemas de parentesco quanto como uma introdução aos estudos de parentesco para uma nova geração de estudantes. 

INDEX


Disponivel em: Crow-Omaha New Light on a Classic Problem

Sem comentários:

Enviar um comentário