sexta-feira, 13 de outubro de 2023

A cerâmica grega na fachada atlântica - Livro

A cerâmica grega 
na fachada atlântica

Ferreira, D.F. De Freitas (2022): A cerâmica grega na fachada atlântica da Península Ibérica. Universidade do Porto. Porto   ISBN: 978-989-9082-10-6  DOI: 10.21747/978-989-9082-10-6/cer  

      

Sinopse   
Em A Cerâmica Grega na Fachada Atlântica da Península Ibérica se descreve e interpreta o conjunto de dados históricos e arqueológicos disponíveis para o estudo das cerâmicas gregas e das relações comerciais estabelecidas entre o Mediterrâneo Oriental e a fachada atlântica da Península Ibérica, entre os séculos VII e IV A.C. 


O objetivo da obra compreender as características e evolução dos intercâmbios comerciais de cerâmica grega em cada comunidade e nos vários momentos da diacronia de ocupação de cada sítio arqueológico. Procuramos igualmente compreender em que circunstâncias estes produtos são utilizados no quotidiano e em contextos funerários e/ou de natureza votiva, e de que forma foram entendidos como objetos de prestígio e consumo de ostentação. 


Esta análise teve em consideração os diferentes alcances das cerâmicas gregas nas distintas comunidades que, por um lado as recebem de forma mais ou menos direta e continuada, por outro as reinterpretam e assimilam em diferentes graus e de formas diversas.


O enquadramento cronológico destes materiais foi possível graças à interpretação da estratigrafia e à análise das associações entre os vasos gregos, outros bens importados de diferentes proveniências e naturezas e as produções cerâmicas de fabrico local/regional. 9 No que diz respeito à descrição e caracterização das cerâmicas gregas, e atendendo à diversidade de vasos identificados na fachada atlântica da Península Ibérica.


Contextualiza-se estas materiais oferecendo uma visão de conjunto da complexidade das relações de intercâmbio estabelecidas nas redes de comércio de produtos orientalizantes com as comunidades sidéricas da fachada atlântica da Península Ibérica, abordando as questões relacionadas com as especificidades locais e/ou regionais que se traduzem em distintas preferências ou dinâmicas de importação, e no modo em que estas comunidades recebem e interpretam estes bens forâneos

INDEX


Sem comentários:

Enviar um comentário