quinta-feira, 25 de maio de 2023

As Estelas Antropomorfas da Ucrânia - Livro

The Anthropomorphic Stelae 
of the Ukraine 

     

Telegin, D. Y. &  J . P. Mallory, J.P. (1994):  The Anthropomorphic Stelae of the Ukraine: The Early Iconography of the Indo-Europeans.  JIES Monograph Nº 11. Institute for the Study of Man. Washington ISBN: 0-041694-45-3


Sinopse
As estelas da Ucrânia, particularmente as da Idade do Cobre, tem sido tomadas como elemento fundamental nas discussões sobre as origens indo-européias atribuindo-as, invariavelmente a região de estepe da Idade do Cobre ucraniana às primeiras populações de língua indo-européia. 


.Nas teorias de Marija Gimbutas, este território é geralmente representado como parte da pátria originaria indo-européia, e ela faz referência frequente às estelas ucranianas como evidência das antigas crenças religiosas dos indo-europeus. Da mesma forma, as estelas ucranianas são frequentemente discutidas na arte das estelas dos Alpes e da Europa Ocidental, novamente em referencia ao problema da indo-europeização.

A primeira dessas estelas de pedra foi erguida há cerca de 5.500 anos, durante o período de transição da Idade do Cobre para o Bronze Inicial. Essas figuras, normalmente em tamanho natural, são conhecidas da Crimeia e da estepe ucraniana e foram esculpidas em lajes de pedra plana. As esculturas de pedra posteriores dos cimérios e citas da Idade do Ferro, e dos primeiros eslavos medievais e nômades das estepes, eram marcadamente diferentes das figuras pré-históricas anteriores. 

O passar dos milênios, portanto, viu várias tribos emergirem e desaparecerem da arena histórica do sul da Ucrânia, enquanto persistia a tradição de criar e erguer essas monumentais esculturas de pedra. Os detalhes mudaram naturalmente de um período para o outro, pois a forma e a ornamentação dessas figuras não podiam deixar de expressar a bagagem cultural de seus criadores, sua estrutura social e, principalmente, sua ideologia. 

Além disso, escolas de estilos únicos surgiram, floresceram e desapareceram no esquecimento do tempo, deixando-nos com um registro inestimável do desenvolvimento da arte popular na Ucrânia desde os primeiros tempos.



Descarregar livro em:  Amthropomorphic Stelae Ukraine

Sem comentários:

Enviar um comentário