As diferentes campanhas realizadas desde 1906 no povoado de Monte Ornedo (Cantabria) e especialmente as desarroladas desde o ano 2003, puseram ao descoberto o que é o primeiro oppidum da Cantabria atual.
À margem do seu sistema defensivo composto por duas linhas de muralha de duplo paramento e, ao menos, uma porta em esviagem a sua singular importância reside na conservação de um edifício público de grande tamanho.
A escavação, compartimentação e estudo das estadias nos permificarlo identificar com um edifício do tipo sauna que pode relacionar com o conjunto de saunas achadas no Noroeste hispânico desde Portugal a Astúrias ou, morfológica e funcionalmente, com os fulachta fiadh irlandeses e com as burnt mounds atlânticas.
A nova sauna da Idade do Ferro, mostra-se assim incluída em uma construção pública de inusitado tamanho e complexidade construtiva e põe em evidência os fortes vínculos, tradições e costumes comuns que, com os seus particularidades, podem se rastrear por todo a Europa atlântica.
Fonte:
Fernández Vega, P.A.; Mantecón Callejo, L.; Callejo Gómez,J. & Rafael Bolado del Castillo, R: "La sauna de la Segunda Edad del Hierro del oppidum de Monte Ornedo (Cantabria, España)" Munibe Antropologia-Arkeologia 65, 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário