sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Urbanismo e Arquitetura em Bracara Augusta



A Universidade do Minho através do seu repositório institucional RepositoriUM vem de por recentemente vem de em acesso aberto para a sua descarrega um; extenso artigo intitulado Urbanismo e arquitetura de Bracara Augusta, da coautoria da Profs. Manuela Martins no que se faz uma síntese dos trabalhos arqueológicos realizados na cidade de Bracara nas últimas décadas.


Resumo:
As cidades romanas, tal como todas as cidades, em qualquer tempo ou lugar, podem ser consideradas como organismos vivos em permanente mudança. No entanto, essa natureza mutante dos espaços urbanos só muito dificilmente pode ser percecionada pela arqueologia, que apenas nos fornece fragmentos de uma realidade material, que pouco diz sobre o sentir, os compromissos e os conflitos e contradições das gentes que construíram, usaram e transformaram as cidades. 


O presente trabalho pretende analisar os contributos fornecidos pela arqueologia urbana realizada em Braga nos últimos 35 anos que permitem abordar a evolução da cidade romana de Brácara Augusta, entre a sua fundação, nos finais do século I a.C. e o século IV.


Tendo por base os conhecimentos disponíveis discute se o contexto histórico e político que conduziu à criação das cidades do NO Peninsular, procede se a uma avaliação da ocupação pré-romana do território onde foi implantada a cidade de Bracara Augusta, analisam se os vestígios arqueológicos associados à precoce implantação de um traçado ortogonal e valorizam se os dados materiais e epigráficos relacionados com a primitiva ocupação da nova urbe.



Tendo por base os testemunhos construtivos, bem como os artefactos e as inscrições conhecidas procede se, de seguida, a uma análise da arquitetura pública e privada, numa perspetiva diacrónica, em articulação com diferentes aspectos relacionados com a economia e a organização social.


Referência 
 
Martins, M., Ribeiro, J., Magalhães, F, Braga, C.: "Urbanismo e arquitetura de Bracara Augusta. Sociedade, economia e lazer" in: Ribeiro, M.C & Melo, A.Sousa (eds.), Evolução da Paisagem urbana: sociedade e economia. CITCEM, Braga, 2012  pp. 29-67


Ir ao artigo no site de: RepositoriUM

Sem comentários:

Enviar um comentário