sábado, 30 de julho de 2011

Arqueoastronomia em Évora - Congresso da SEAC


Desde a Pré-História o céu sempre foi integrado como parte da cosmovisão das sociedades humanas. Ele desempenhou um papel fundamental não só na orientação espacial, na organização do tempo, em práticas rituais ou adivinhação celestial, mas também teve um elemento de poder.

Migrações e as viagens são intrínsecos à humanidade, pois eles abriram as rotas para a difusão cultural e comércio, e também pelo domínio de energia. Seguindo essas rotas também é para seguir a sua diversidade cultural, como eles se conheceram ou entraram em confronto. O céu e fenômenos astronômicos forneceu os instrumentos para contagem de tempo, organização da agenda e de navegação celestial que apoiaram essas viagens. Astronomia nos dá hoje a capacidade de reproduzir o céu, abrindo uma janela através da qual podemos vislumbrar como essas sociedades percebido, integrada e manipulado o céu em suas visões de mundo e seus mitos, e, finalmente, em sua organização social.

Uma viagem é sempre um encontro de mundos diferentes e um processo para aceitar a diversidade.

Deste jeito apresenta-se a sim mesma a Conferência do 2011 da SEAC (Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura) que baixo o título de Stars and Stones. Voyages in Archaeoastronomy and Cultural. Astronomy - A meeting of different worlds, terá lugar na cidade de Évora entre o 19 e o 23 de Setembro, se quererdes mais informação ao respeito poderdes consultar aqui o site do Congresso: SEAC 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário