terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Pozo Moro, O Monumento Orientalizante

El monumento orientalizante de Pozo Moro

Almagro-Gorbea, M. (2025): El monumento orientalizante de Pozo Moro (Albacete). Studia Hispano~Phoenicia Vol. 12. Universidad de Alicante.  ISBN: 978-84-9717-903-4  DOI: 10.37927/978-84-10056-37-4.

Sinopse  
O monumento de Pozo Moro, uma das descobertas mais importantes da arqueologia espanhola do século XX, é fundamental para a compreensão da cultura ibérica e da colonização fenícia do Mediterrâneo.


Descoberto há 50 anos numa propriedade em Chinchilla, Albacete, a sua escavação e os estudos subsequentes renovaram o nosso conhecimento sobre a arquitetura e a escultura ibéricas, as origens da arte ibérica, a organização social e as crenças religiosas dos ibéricos, bem como a influência fenícia nos primórdios da vida urbana no Ocidente.



Esta obra constitui uma referência indispensável sobre a cultura e a arte ibéricas, a Hispânia pré-romana e a colonização fenícia, sintetizando numerosos estudos dedicados a Pozo Moro, enriquecidos por uma extensa bibliografia e abundantes ilustrações, dada a importância da iconografia face à escassez de textos conhecidos. 


Os vinte capítulos sintetizam os estudos sobre o monumento e os seus relevos, desde a escavação até à análise técnica, estilística, social, religiosa, ideológica e política. O livro também investiga os seus paralelos na Fenícia e nos reinos siro-hititas do primeiro milénio A.C., de onde se originaram os seus criadores. 


A mesma forma, a obra aborda a origem e o significado dos mitos representados e o seu contexto social e histórico, o que nos permite compreender a construção, a mais de 100 km da costa do Mediterrâneo, deste monumento singular, que deve ser considerado a primeira obra arquitetónica conhecida e o primeiro exemplo de "arquitetura de poder" na Hispânia antiga.

INDEX


Descarregar o livro em: Monumento Pozo Moro

Sem comentários:

Enviar um comentário