sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Os Celtibero, Etnias e Estados - Livro

Los Celtiberos

Burillo Mozota, F. (2008): Los Celtíberos. Etnias y Estados. Crítica. Barcelona.  ISBN: 978-84-8432-949-7

Sinopse   
Esta obra, que surge agora numa nova edição totalmente revista e atualizada, é, sem dúvida, a melhor análise histórica realizada até hoje sobre os Celtiberos, que, embora apareça profusamente descrita nos textos clássicos -em particular em relação à conquista romana de Numància-, resultou desconhecida para muitos estudiosos.


O autor levou a cabo neste livro um estúdio coordenador da evolução das comunidades celtíberas enraizadas no Sistema Ibérico, vale do Ebro e alto Douro, desde as suas origens tribais até à génese das suas cidades no século IV A.C. e a sua integração no Império Romano a partir do século II A.C. 


Perante a crença de que existem elementos como os costumes ou o "sangue" como fatores que se mantêm estáveis ​​no tempo na hora de definir uma etnia como "raça", se parte do conceito de etnia como o desenvolvimento contínuo do processo histórico, no qual se transformam as entidades distintas que configuram a identidade de um grupo humano e no que prima o cultural e o sociopolítico sobre o antropológico. 


A partir desta perspetiva se mostra aos celtiberos como umas comunidades com limites geográficos cambiantes, cuja resposta à guerra de conquista por parte de Roma será a concentração da população nas cidades, o desenvolvimento das primeiras emissões monetárias nos âmbitos de fronteira e a hierarquização das suas cidades-estado. 


Se nos descrevemos, em definitivo, o processo de formação das cidades que conheceram Públio Cornelio Escipião e outros caudilhos romanos no quadro das guerras celtibéricas, que culminou com a queda de Numância em 133 a.C., assim como o seu posterior desenvolvimento económico levou à integração total das comunidades celtibéricas nos modos de vida romanos.

INDEX


Descarregar o livro em: Los Celtíberos

Sem comentários:

Enviar um comentário