
El Oriente Griego en la Península Ibérica.
De Hoz, M.P. & Mora, G. (2013): El Oriente Griego en la Península Ibérica. Bibliotheca Archaeologica Hispana Vol. 39. Real Academia de la Historia. Madrid. ISBN: 978-84-96849-36-5
Sinopse
Nas últimas décadas, estudos realizados por historiadores e arqueólogos sobre diversos aspetos da presença grega e greco-oriental na Península Ibérica ampliaram significativamente a nossa compreensão dessa parte da nossa história.
Esse progresso permite abordar o tema sob diferentes perspetivas, comparando fontes primárias com outras menos estudadas ou analisadas sistematicamente. As evidências escritas, especificamente o material epigráfico grego, mais abundante do que se poderia imaginar inicialmente, oferecem outra via para o estudo dessa longa presença greco-oriental, frequentemente proporcionando uma nova perspetiva ou mesmo novas descobertas.
O objetivo deste livro é abordar os diversos aspetos da história dos gregos e greco-orientais na Península, partindo das evidências epigráficas e comparando-as, complementando-as e esclarecendo-as com fontes literárias e perspetivas arqueológicas. Os problemas inerentes às fontes e as discrepâncias que por vezes surgem entre elas são discutidos no primeiro capítulo. A primeira parte do livro, dedicada aos períodos Arcaico, Clássico e Helenístico, examina os primórdios da presença grega no litoral ibérico e a principal razão para essa presença: o comércio.
Este tema, amplamente abordado sob uma perspetiva arqueológica, é analisado aqui através de grafites, letras de chumbo e selos de ânforas, complementando assim os estudos arqueológicos existentes. A secção central do livro é dedicada à presença grega durante o Alto Império Romano, um tema que, assim como o da terceira secção, foi muito menos estudado, em geral do que o período anterior.
Pela primeira vez, um estudo abrangente é realizado para recuperar as informações oferecidas pela abundante epigrafia latina da Hispânia a respeito da presença de gregos e orientais no país. Este estudo destaca a continuidade do comércio como uma força motriz por trás da imigração oriental e também examina outros dois aspetos centrais dessa relação Oriente-Ocidente: a influência do Oriente na arte e na disseminação de certos cultos.
INDEX
Descarregar o livro em: Orien. Griego Península Ibérica
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário