Åsted og Vadested
Lund, J. (2008): Shore and ford. Deposits, object biographies and spatial structuring as sources for Viking Age cognitive landscapes / Åsted og vadested. Deponeringer, genstandsbiografier og rumlig strukturering som kilde til vikingetidens kognitive landskaber. Tese doutoral apressentada na Universidade de Oslo. Oslo.
Sinopse
Ao longo da pré-história da Escandinávia, os objetos foram depositados no solo, em lagos ou em pântanos. Em muitas destas descobertas, estavam representadas as mais elevadas habilidades de artesanato e produção da época.
O depósito de Fårdal, da Idade do Bronze, o depósito da Caldeira de Gundestrup, da Idade do Ferro pré-romana, e os grandes depósitos da Idade do Ferro em Illerup Ådal são exemplos bem conhecidos; mas também foram depositados objetos na Era Viking e na Idade Média. Esta é uma tradição extraordinariamente antiga.
O significado destes depósitos mudou naturalmente ao longo do tempo. Comum a esta complexa estrutura de depósitos ao longo dos tempos pré-históricos e históricos é que envolvem ações em que os objetos foram retirados do seu contexto anterior e colocados no solo húmido ou seco, sem serem posteriormente recolocados.
Uma característica comum a estes é também que a sua localização na paisagem pode estar relacionada com aspetos espaciais de antigas visões do mundo.
INDEX
Descarregar a tese em: Åsted og vadested







.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário