terça-feira, 27 de janeiro de 2026

História do Vestido na Pré-história - Livro

Zur Geschichte der Kleidung 
in der Steinzeit

Jöris, O. et alii. (eds.) (2026): Zur Geschichte der Kleidung in der Steinzeit / A Stone Age History of Clothing: Mitteldeutscher Archäologentag vom 26. bis 28. September 2024 in Halle (Saale). Tagungen des Landesmuseums für Vorgeschichte Halle Vol. 33. Propylaeum. Heidelberg  ISBN: 978-3-948618-99-5 DOI: 10.11588/propylaeum.1678

Sinopse   
Como as pessoas se vestiam na Idade da Pedra?, quais materiais e técnicas utilizavam? e como isso pode ser comprovado? O surgimento das roupas decorreu de um crescente sentimento de vergonha? ou bem da necessidade prática de proteção contra os elementos?. 



Intimamente ligada a essas questões está a investigação das relações entre humanos e animais e sua influência na escolha das matérias-primas para a confecção de joias e roupas. Este volume aborda essas e outras questões-chave com uma abordagem interdisciplinar, baseada em arqueologia, ciências naturais, estudos culturais e estudos de média. 



Os estudos aqui apresentados examinam evidências diretas, como achados em sepulturas, bem como evidências indiretas, como representações figurativas ou ferramentas, a fim de considerar o vestuário em seu significado evolutivo e social. 

INDEX


Descarregar o livro em: Kleidung in der Steinzeit

O Desafio Arqueológico do Gênero - Livro

The Archaeological
 Challenge of Gender

Augereau, A. & Darmangeat, C. (eds.) (2025): The Archaeological Challenge of Gender. Routledge. Londres. ISBN: 978-1-041-14636-0  DOI: 10.4324/9781003675402

Sinopse  
O livro questiona: o que sabemos sobre as relações entre homens e mulheres em sociedades passadas e em que bases esse conhecimento se fundamenta? Embora as fontes de dados sejam escassas e frequentemente indiretas, esta obra dedica especial atenção à exploração das relações de gênero de uma maneira que reconhece a sua complexidade.


Os autores demonstram a dificuldade das questões sobre as relações de género em sociedades antigas, evitando ideias preconcebidas e raciocínios ingénuos. O livro inicia com uma introdução que contextualiza os temas, como: o que é arqueologia de género? Quais são seus objetivos e métodos, mas também as suas limitações e impasses? 


Como a antropologia social pode contribuir para o nosso conhecimento sobre as relações de género em sociedades desaparecidas? De que forma essas relações de género, reais ou, mais frequentemente, presumidas, foram colocadas a serviço de um discurso sobre a sociedade atual? Os capítulos subsequentes abordam temas específicos utilizando estudos de caso de todo o mundo, que destacam questões comuns, controvérsias e problemas metodológicos.

INDEX


+INFO sobre o livro em: Arch. Challenge of Gender

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

As Estelas da Peninsula Ibérica - Livro

The Iberian stelae of the 
Final Bronze Age & the 
Early Iron Age

Araque Gonzalez, R., Celestino Pérez, S. & Raquel Vilaça, R. (eds,) (2025): The Iberian stelae of the Final Bronze Age and the Early Iron Age: iconography, technology and the transfer of knowledge between the Atlantic and the Mediterranean, Biblioteca Praehistorica Hispana Vol VI. CSIC. Madrid. ISBN: 978-84-00-11532-6

Sinopse   
As estelas da Península Ibérica Ocidental, datadas da transição entre a Idade do Bronze Final e a Idade do Ferro Inicial (c. 1200-550 A.C.), são monumentos de arte rupestre que representam de forma magnífica a complexa relação triangular entre cultura, tecnologia e comunicação. 



Este livro apresenta contribuições de uma equipa multidisciplinar de pesquisadores e artesãos para a investigação abrangente desses monumentos dentro dos seus contextos culturais e cronológicos. As abordagens abrangem geo-arqueologia, petrologia, arqueologia experimental, arqueologia da paisagem e estudos de cultura visual. Além disso, as tecnologias de trabalho em pedra pré-histórico e as possíveis ferramentas utilizadas na confecção das estelas são examinadas por meio de análises arqueo-metalúrgicas, replicações experimentais e traceologia.



Essa metodologia combinada vai além do estudo tradicional dos motivos e as suas composições nas estelas, buscando reavaliar os suportes rochosos e as razões para sua escolha, explorar as tecnologias utilizadas em sua produção e descobrir o significado simbólico dessas estelas para as comunidades que as criaram. 







Por fim, esta pesquisa considera as perspetivas da cantaria, da metalurgia do bronze e do ferro e da transferência de tecnologia. Isso resultou em novas perspetivas sobre as implicações sociais e culturais das estelas da Península Ibérica Ocidental, o surgimento da metalurgia do ferro na Península Ibérica, a transferência de tecnologia, a inovação e os contatos interculturais entre o Mediterrâneo e o Atlântico no alvorecer da história.

INDEX


Descarregar o livro em: The Iberian Stelae

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Depósitos na Europa Proto-histórica - Livro

Hoards from the European Bronze and Iron Ages

Maciejewski, M., Tarbay, J.G., & Nowak, K. (eds.) (2025): Hoards from the European Bronze and Iron Ages. Current Research and New Perspectives. Brepols. Turnhout ISBN: 978-2-503-60751-1  DOI: 10.1484/M.NAA-EB.5.134888

Sinopse 
Os depósitos estão entre as descobertas arqueológicas mais enigmáticas. O próprio termos "deposito", "tesouro" ou "escondedoiro" têm sido aplicado a diferentes conjuntos ao longo do espaço e do tempo, da Idade da Pedra à era moderna, com um inventário que tipicamente inclui artefactos feitos de matérias-primas valiosas, aos quais também podem ser atribuídos significados simbólicos importantes. 


Os arqueólogos têm tentado compreender esse fenómeno durante grande parte do último século, por vezes enfatizando a natureza universal dos depósitos, mas mais tipicamente focando em regiões, cronologias e descobertas específicas. Na sua maioria, utilizaram resultados derivados de métodos tipo-cronológicos. A arqueologia contemporânea, contudo, desenvolveu um amplo espectro de paradigmas e métodos, e a pesquisa sobre tesouros no século XXI se baseia numa gama cada vez mais ampla de abordagens. 



Este volume apresenta exemplos de pesquisas que utilizam essas abordagens multifacetadas, com foco em depósitos europeus de objetos de metal datados das Idades do Bronze e do Ferro. Os autores deste volume utilizam diversos métodos, entre eles as análises arqueometalúrgicas, estudos de desgaste por uso e produção, padrões de destruição e arqueologia da paisagem.  


Em conjunto, o seu denominador comum é a busca por um conjunto de ferramentas metodológicas que permita aos pesquisadores compreender melhor o fenómeno da deposição de forma mais ampla´

INDEX


+INFO sobre o livro em: Hoards of European Bronze & Iron Age