
Redefining Nature
Ellen, R. & Fukui, K. (1996): Redefining Nature. Ecology, Culture and Domestication. Routledge. Londres. ISBN: 9781859731352
Sinopse
Como a antropologia pode aprimorar a nossa compreensão da interrelação entre natureza e cultura?. O que a antropologia pode contribuir para debates práticos que dependem de definições específicas de natureza, como a que se refere ao desenvolvimento sustentável?
A humanidade evoluiu ao longo de vários milhões de anos, vivendo e utilizando a "natureza" e assimilando-a à "cultura". De fato, o avanço tecnológico e cultural das espécies tem sido amplamente reconhecido como baseado na dominação e no controle humano da natureza.
No entanto, na década de 1960, a ideia de cultura em confronto com a natureza estava a ser desafiada pela ciência, pela filosofia e pelo movimento ambientalista. A antropologia está cada vez mais preocupada com essas questões, à medida que se tornam mais urgentes para a humanidade como um tudo.
Este importante livro analisa o estado atual dos conceitos de "natureza" que usamos, tanto como dispositivos científicos quanto como construções ideológicas, e é organizado em torno de três temas: a natureza como construção cultural; a gestão cultural do meio ambiente; e, as relações entre plantas, animais e humanos.
INDEX
+INFO sobre o livro em: Redefining Nature




Sem comentários:
Enviar um comentário