
How Republics Die
Vervaet, F., Rafferty, D. & Dart, C. (2025). How Republics Die: Creeping Authoritarianism in Ancient Rome and Beyond. De Gruyter. Berlin & Boston ISBN: 9783111650272 DOI: 10.1515/9783111705446
Sinopse
O autoritarismo avança por toda parte; as democracias parecem frágeis e ameaçadas. Consolamo-nos com o fato de que, onde o governo popular se consolidou há muito tempo, ele nunca ruiu por causas internas. Exceto que ruiu uma vez: em Roma.
Este livro reúne historiadores romanos, cientistas políticos e estudiosos de outros períodos de tomada de poder autoritário para explorar como sistemas políticos abertos e democráticos historicamente foram vítimas de autocratas.
A República Romana Tardia é o foco principal, com uma mistura de capítulos temáticos e analíticos de grande escala, acompanhados de estudos de caso mais detalhados, de alguns dos principais estudiosos da área. Outros capítulos ampliam o escopo, analisando casos comparáveis, desde a Atenas antiga até Napoleão, a Alemanha de Hitler e a Espanha de Franco.
O livro baseia-se em estudos contemporâneos de ciência política sobre a decadência democrática e o autoritarismo competitivo. Mostra que esses conceitos não são aplicáveis apenas aos Estados modernos, mas que também podemos utilizá-los adequadamente para estudar colapsos democráticos passados.
Isso fornece as ferramentas para uma compreensão mais historicamente fundamentada de como as repúblicas morrem, como parte de um diálogo renovado entre historiadores e cientistas políticos.
INDEX
Descarregar o livro em: How Republics Die

.jpg)



Sem comentários:
Enviar um comentário