
At the Borders of the Great Steppe
Berzovan, A. (2022): At the Borders of the Great Steppe. Late Iron Age Hillforts between the Eastern Carpathians and Prut (5th -3rd centuries BC). Editura Mega. Cluj-Napoca ISBN: 978-606-020-494-7
Sinopse
A leste, para além das cristas nebulosas e arborizadas dos Cárpatos Orientais, encontra-se uma terra dominada por colinas e montes, cobertos em períodos anteriores por extensas florestas e zonas de planície.
De noroeste para sudeste correm vários grandes rios, conhecidos desde tempos remotos: Siret, Prut, Dniester, com os seus numerosos afluentes. Correspondendo aproximadamente à província histórica da Moldávia, esta terra encontra-se literalmente na orla ocidental da grande Estepe Euro-Asiática…
Entre os séculos V e III a.C., no início da Idade do Ferro Tardia, um número impressionante de castros foi construído neste território, testemunhando esforços construtivos em grande escala e sem precedentes. Segundo algumas estimativas, são conhecidos cerca de 130 destes fortes entre os Cárpatos e o Dniester. Algumas delas são modestas, quase invisíveis e quase esquecidas, mas outras ainda hoje continuam a erguer-se majestosamente na paisagem, com as suas enormes muralhas e fossos a impressionar o observador.
Como seria de esperar, estes monumentos não deixaram indiferentes os arqueólogos, que ao longo dos tempos tentaram desvendar a sua história, com vários graus de sucesso. Hoje em dia, se a situação dos objetivos situados entre o Prut e o Dniester é mais bem conhecida, dada a atividade da escola arqueológica de Chisinau (República da Moldávia), os monumentos situados a oeste do Prut, em território romeno, permaneceram um pouco menos conhecidos, devido a várias razões objetivas e subjetivas.
INDEX
Descarregar em: At the Borders of the Great Steppe
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário