terça-feira, 1 de outubro de 2024

Uma Biografia do Poder - Livro

A Biography of Power

Moore, T. (2020): A Biography of Power: Research and Excavations at the Iron Age 'oppidum' of Bagendon, Gloucestershire (1979-2017). Archaeopress. Oxford.   ISBN: 9781789695342

Sinopse  
Uma Biografia do Poder explora a natureza mutável do poder e da identidade desde a Idade do Ferro até ao período romano na Grã-Bretanha.


Apresentando os resultados detalhados de escavações e integrando uma série de estudos especializados abrangentes, o livro fornece novas aportações sobre as origens e a natureza de um dos oppida menos conhecidos, mas talvez mais significativos, do final da Idade do Ferro na Grã-Bretanha: Bagendon em Gloucestershire.


Combinando os resultados de uma pesquisa geofísica de grande escala com a análise de escavações históricas e novas, este volume reavalia a ocupação da Idade do Ferro em Bagendon. Revela evidências de diversas atividades artesanais e complexas redes de intercâmbio regional que viam gado e pessoas a viajar para Bagendon vindos do oeste do Severn. 


Os resultados da escavação de dois recintos morfologicamente invulgares, semelhantes a banjos, e de um dos diques anteriormente não examinados, revelaram que o Bagendon oppidum tinha origens anteriores e funções mais complexas do que se imaginava anteriormente. O volume também fornece novas aportações sobre a natureza da Idade do Ferro e da paisagem romana em que Bagendon estava situada. O detalhe da descoberta de duas villas romanas, até então desconhecidas, em Bagendon demonstra o significado contínuo desta paisagem na antiga província romana.


Este volume redefine Bagendon como uma paisagem de poder, oferecendo importantes insights sobre a natureza mutável das sociedades desde a Idade Média do Ferro até ao período romano. Exige uma reavaliação radical de como definimos os complexos oppida e a sua importância sócio-política na viragem do primeiro milénio AC.

INDEX


Descarregar o livro em: A Biography of Power

Sem comentários:

Enviar um comentário