ÉCHANGES DE BONS PROCÉDÉS
Leclercq,W. & Warmendol, E.,
Échanges de bons procédés. La céramique du Bronze final dans le nord-ouest de l’Europe Études d’archéologie 6, Bruxelles, 2013, 300pp.
ISBN: 9789461360267
Sinopse
O colóquio Échanges de bons procédés. La céramique du Bronze final dans le nord-ouest de l’Europe, que se realizou no dia 1 e 2 de Outubro de 2010 na Universidade Livre de Bruxelas tem revisitado em base aos conjuntos cerâmicos, a questão da dinâmica cultural, entre o Rhin e o Escalda durante o Bronze Final e, abordando assim a questão dos "Campos de Furnas" e as relações Este-Oeste no espaço aberto da Bacia de Paris e Flandres
Desde da conferência Le groupe Rhin-Suisse-France orientale et la notion de civilisation des Champs-d’Urnes de Nemours em 1986 e a publicação das atas de esse encontro internacional, o conceito difusionista como origem das mudanças culturais do Bronze Final no leste da França, foi abandonado pelos pesquisadores franceses, com o apoio do Professor Wolfgang Kimmig, patrocinador inicial deste modelo histórico-cultural que dominou a ciência proto-histórica, particularmente em França, durante mais de quatro décadas.
Podem considerar-se as atas da reunião de Bruxelas como uma "atualização", uma geração depois, do simpósio de Nemours. A informação cresceu graças as achegar da arqueologia preventiva, mas também o contexto científico tem mudado não estamos já em na fase de de construção das referências, mas numa de validação das cronologias e cenários. Graças a conferencia de Bruxelas, o noroeste da França e da Bélgica, mostra-se como um mosaico dinâmico de grupos culturais que reflete a zona de contacto entre os dois complexos o Atlântico e o Oriental.
INDEX
+INFO no site do: CReA-Patrimoine