Duncan Garrow & Chris Gosden, Technologies of Enchantment?. Exploring Celtic Art: 400 BC to AD 100. Oxford Univ. Press, Oxford, 2012 400pp ISBN: 978-0-19-954806-4
Sinopse
Enquanto a arte celta inclui alguns dos mais famosos artefactos arqueológicos nas ilhas britânicas, como o escudo de Battersea ou os torques de ouro de Snettisham, tem sido muitas vezes considerada apenas desde o ponto de vista da história da arte. Technologies of Enchantment? intenta conectar a arte celta ao seu contexto arqueológico, olhando como ela foi feita, usada e depositada.
Baseado no primeiro banco de dados que abrange a arte celta, reúne as teorias atuais sobre as relações entre as pessoas e os artefactos fornecidas por muitas áreas das ciências sociais. Os autores argumentam que a arte celta foi deliberadamente complexa e ambígua para que pudesse ser usada como elemento para negociar a posição social e as relações em um mundo como o da Idade do Ferro, inerentemente instável, especialmente no desenvolvimento de novas formas de identidade a partires da chegada dos romanos.
A metalurgia da Idade do Ferro tardia é situada em uma perspetiva a longo prazo que olha os objetos metálicos desde as suas origens na Idade do Bronze. O volume presta especial atenção à natureza dos depósitos e se concentra nos assentamentos, depósitos, e enterramentos - incluindo as relações dos objetos de arte celta 'com outras classes de artefactos, tais como os objetos de ferro e as moedas.
Uma característica a sinalar do livro é que ele prossegue o estudo destas tendências para além da invasão romana, destacando com elo as continuidades e diferenças estilísticas na natureza e uso de metalurgia de luxo.
INDEX
+INFO sobre o livro: Technologies of Enchantment?
Sem comentários:
Enviar um comentário