McCauley, R. N.: Why Religion Is Natural and Science Is Not. Oxford Univ. Press, Oxford, 2011 ISBN: 978-0-19-982726-8
Sinopse
Ao longo das últimas duas décadas, os estudiosos usaram o conhecimento da ciência cognitiva, a biologia evolutiva, e disciplinas afins para iluminar o estudo da religião. Em que religião é natural e ciência? Robert N. McCauley, um dos fundadores da ciência cognitiva da religião, argumenta que nossas mentes são mais adequadas para as crenças religiosas que para a pesquisa científica.
Baseado nas mais recentes pesquisas McCauley argumenta que a religião tem sido em torno de milhares de anos em toda a sociedade, porque os tipos de explicações que ele proporciona são precisamente os tipos que vêm naturalmente para da mente humana. A ciência é muito mais recente e raro, pois chega a conclusões radicais e requer um tipo de pensamento abstrato que só surge condições sociais muito específicas enquanto a Religião faz sentido intuitivo para nós.
A naturalidade da religião implicaria, significa que a ciência não é uma ameaça real para ela, enquanto a artificialidade da ciência coloca em uma posição surpreendentemente precária.
Pode-se consultar o livro aqui
INDEX
+INFO sobre o livro: Why Religion is Natural...
Sem comentários:
Enviar um comentário