Kin, Clan and Community in Indo-European Society
Nielsen Whitehead, B., Anette Olsen, B. A.Y. & Jacquet, J.B. (eds.) (2020): Kin, Clan and Community in Indo-European Society. Copenhagen Studies in Indo-European, vol. 9. Museum Tusculanum Press. Copenhage ISBN: 978-87-635-4618-8
Sinopse
Este livro analisa as últimas tendências em estudos indo-europeus, combinando estudo linguístico com as aportes da arqueologia, antropologia e arqueo-genética, em uma tentativa de lançar nova luz sobre a estrutura social da sociedade pastoril de falantes proto-indo-europeus.
O livro abre com uma breve introdução sobre os benefícios de abordar os estudos indo-europeus de um ângulo antropológico. Isso é seguido por nove capítulos representando as duas principais partes temáticas do livro: uma sobre terminologia de parentesco e estrutura familiar, e uma sobre estruturas que funcionam entre e unem famílias, a saber, cortejo e casamento. A primeira parte inclui um longo capítulo que fornece uma visão geral da terminologia proto-indo-europeia, bem como cinco capítulos com foco em ramos ou línguas individuais: anatólio, avestano, latim, germânico e albanês.
A segunda parte começa com um capítulo sobre como a consanguinidade afetou o casamento em várias sociedades indo-europeias primitivas, seguido por um capítulo sobre o casamento na Anatólia e os tipos de casamento e, finalmente, um capítulo sobre o que fontes antigas, principalmente da Grécia, podem nos dizer sobre processos e ritos relacionados ao namoro.
INDEX
Disponivel em: Kin, Clan & Community in Indo-European
Sem comentários:
Enviar um comentário