terça-feira, 4 de julho de 2023

Paisagens Sagradas na Antiguidade - Livro

Sacred Landscapes in Antiquity


Haussler, R.. & Chiai, G.F. (2020): Sacred Landscapes in Antiquity: Creation, Manipulation, Transformation. Oxbow Books. Oxford.   ISBN: 978-1-78925-327-6


Sinopse 
De geração em geração, as pessoas experimentam suas paisagens de maneira diferente. Os seres humanos dependem de seu ambiente natural: ele molda seu comportamento, embora muitas vezes se sinta que as divindades responsáveis ​​​​por benefícios naturais e calamidades naturais (como secas, fome, inundações e deslizamentos de terra) precisam ser apaziguadas. 


Presumimos que, em muitas sociedades, lagos, rios, rochas, montanhas, cavernas e bosques eram considerados sagrados. Locais individuais e paisagens inteiras são frequentemente associados a ações divinas, heróis míticos e mitos etiológicos. Ao longo da história da humanidade, as pessoas também sentiram a necessidade de monumentalizar sua paisagem sagrada. Mas é aqui que as semelhanças terminam, pois sociedades diferentes tinham entendimentos, crenças e práticas muito diferentes.


O objetivo desta nova avaliação temática é examinar cuidadosamente nossas evidências e repensar nossas metodologias em uma abordagem multidisciplinar. Mais de 30 artigos investigam diversas paisagens sagradas da Península Ibérica e da Grã-Bretanha no oeste até a China no leste. Eles discutem como interpretar a intrincada teia de cifras e símbolos na paisagem e como as pessoas podem ter experimentado isso. Vemos o papel da performance, do ritual, da oralidade, da textualidade e da memória nas paisagens sagradas das pessoas. 




Uma visão diacrônica permite estudar como as paisagens foram “reescritas”, adaptadas e redefinidas ao longo do tempo para se adequar a novos entendimentos culturais, políticos e religiosos, sem falar no impacto do urbanismo na compreensão das pessoas. Uma questão chave é como a paisagem foi manipulada, transformada e monumentalizada – especialmente os colossais investimentos em arquitetura monumental que vemos em certos contextos sócio-históricos ou a criação de uma paisagem alternativa feita pelo homem, aparentemente 'não natural', com perfeitamente astronômicas edifícios alinhados que definem uma ordem cosmológica? 




Paisagens Sagradas visa, portanto, analisar as ligações complexas entre paisagem, 'religiosidade' e sociedade, desenvolvendo uma estrutura dialética que explora paisagens sagradas em todo o mundo antigo em uma perspectiva dinâmica, holística, contextual e histórica.


INDEX



+INFO sobre o livro em: Sacred Landscapes in Antiquity

Sem comentários:

Enviar um comentário