terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ouro na Europa Céltica - Congresso


Iron Age gold in Celtic Europe  Society, technology and archaeometry

Quando: 11-14 Março
Onde:  Toulouse


O ouro da Idade do Ferro tem notável potencial de informação, pouco utilizado até agora. Constitui o metal precioso por excelencia. material de estudo privilegiado, tanto pela sua boa preservação e por apressentar vários aspectos relacionados, como às questões econômicas, sociais, simbólicas e tecnológicas que contribuem a aumentar o nosso conhecimento sobre os principais fenômenos culturais em que se inscreve o seu usso.


Este congresso tem como objetivo apresentar os resultados do projeto franco-alemão ANR / DFG Ouro do Hallstatt Ocidental (West Hallstatt Gold) co-dirigido por B. Armbruster (CNRS-TRACES) e E. Pernicka (Universidade de Heidelberg).


A originalidade deste projeto interdisciplinar é abordar, pela primeira vez, todos os objetos de ouro da primeira Idade do Ferro: desde a produção ao seu usso, da sua excavação e posta ao dia das ultimas pesquisas


Também tem como objetivo comparar estes resultados com os do resto dos colegas e especialistas europeus e propor assim um estado da investigação internacional sobre o ouro da Idade do Ferro na Europa Ocidental.


Nesta perspectiva, privilegiam-se as síntese ou comunicações baseada em abordagens inovadoras desenvolvidas pela área das ciencias humanas (arqueologia, antropologia social, arqueologia experimental, etno-arqueologia, história da tecnologia, a historiografia ...) assim como da ciência de materiais (arqueometria)


 Programa



+INFO no site de:   TRACES

Sem comentários:

Enviar um comentário