quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Arqueologia da Desigualdade - Simpósio


Inequality in Antiquity
Tracing the Archaeological Record

Quando: 5-6 Abril
Onde: Buffalo


A divisão social e política das comunidades era uma complexa e comum feição comum das civilizações do passado ao longo de tudo o mundo. Em muitas culturas antigas houve várias estratégias de discriminação: pessoas livres vs escravos, categorias baseadas em género e idade, concentração dos recursos e exclusão económica. Os arqueólogos, perguntam-se de cotio tais estruturas de desigualdade se fazem visíveis tais através do registo material.;


Onde elas são mais visíveis, como pudemos interpretar o seu significado para as comunidades marginalizadas que documentam? Até agora, nenhum simpósio abordara em conjuntos estes diversos aspetos, mas uma abordagem arqueológica interdisciplinar com base em estas questões poderia de feito ser especialmente produtiva.


O principal objetivo do simpósio Inequality in Antiquity Tracing the Archaeological Record é apresentar as metodologias desenvolvidas na análise das desigualdades antigas e oferecer assim mesmo uma ampla gama de estudos de caso. Sabemos que na Antiguidade, havia homens e mulheres, homens livres e escravos, moradores e imigrantes, e através do registo arqueológico podemos observar algo da sua existência.


O problema metodológico central é como é que podemos extrair um significado mais amplo a partir dos restos arqueológicos sobreviventes desse passado e relacionar esses significados com questões de género, status legal e étnica, e outras categorias de desigualdade potencial.


  Resumos



+INFO no site do: IEMA

Sem comentários:

Enviar um comentário