segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Morre Chistian J. Guyonvarc´h



O reconhecido pesquisador Christian Joseph Guyonvarc'h (1926) especialista em linguística céltica e professor emérito da Universidade de Rennes II faleceu o passado dia 9 de janeiro à idade de 86 anos.

Traduzido em uma dezena de línguas, Christian J. Guyonvarc'h era um dos mais reconhecidos especialistas em linguística céltica sendo um dos poucos que se dedicou por igual ao estudo de três das principais áreas da linguística célticas: o Bretão, o Galo, e o Antigo Irlandês. As suas investigações tinham-se centrado preferencialmente na mitologia e história da religião dos celtas antigos onde introduziu o sistema trifuncional desenvolvido por George Dumézil para os estudos indo-europeus no terreno dos estudos célticos. O próprio Dumézil fora o presidente do tribunal da sua Tese doutoral defendida em 1980.



Nestes estudos sobre a religião e mitologia acompanhou-lhe a sua esposa Françoise Le Roux (1927-2004), especialista em História das Religiões, com ela escreveu cerca de uma vintena de livros e 300 artigos publicados em diferentes revistas especializadas. Também se ocuparam da edição da revista Ogam que eles mesmos fundavam em Rennes no 1948, e que se ocupou  dos estudos celtas tanto na sua vertente antiga como medieval desde uma perspetiva multidisciplinaria que incluía à arqueologia, à linguística e a etnografia, e que se converteu em uma publicação de referência na área até o seu último número em 1986. Junto a Ogam também editaram Celticum suplemento desta revista onde se recolheram os colóquios organizados por Ogam nos anos 60 e se publicarem monografías específicas sobre diferentes temas relacionados  com os estudos célticos, entre eles  Les Textes Mythologiques Irlandais, recopilação  realizada pelo próprio Guyonvarc´h dos principais textos mitológicos gaélicos, alguns deles não traduzidos até então.


A edição de textos irlandeses foi outra das áreas nas que o rigor de Guyonvarc´h fez importantes contribuições importantes, destacando a parte da tradução de vários textos em irlandês antigo a sua edição comentada do Catholicon de Jehan Lagadeuc (1464), dicionário trilingüe bretão-latim-francês, considerado um dos primeiros dicionários de bretão conhecidos. Como linguista também realizou uma grande quantidade de estudos filológicos centrados sobretudo na etimología de termos em galo e  antigo gaélico .

Christian Joseph Guyonvarc'h deixa apos de si uma extensa obra entre a que destacam publicações como Magie, médecine et divination chez les Celtes (Paris 1997) Les Fêtes celtiques (Paris 1995), Le sacrifice dans la tradition celtique (Brest, 2005) ou a sua monumental monografía sobre o druidismo: Les Druides (Rennes, 1986)


2 comentários:

  1. Boas Marcial...vaia unha triste nova da que me acabo de enteirar por este interesantísimo blogue que ate o de agora descoñecía...sí que visito, naturalmente, Arqueotenrreiro...por certo coñecémonos dos congresos celtas de Sainero, o último en Ávila...Unha aperta e os meus saúdos.
    Rafael

    ResponderEliminar
  2. Ola Rafael, ...e da conferencia de Andrés em Cedeira fai muitíssimo anos, também ;-), por certo falando do Congresso de Avila acabo de lembrar-me que te devo um pdf de Leite de Vasconcellos (o de "pedir pão por Deus"), a ver se cho busco e envio em uns dias ;-)

    Uma Aperta

    ResponderEliminar