sábado, 24 de dezembro de 2011

As Deusas Celtas - tese on-line


Desde vai pouco esta on-line uma interessante tese doutoral adicada a uma temática tão atraente como é a da natureza das divindades femininas no domínio céltico O trabalho que tem por título: "Goddesses in Celtic Religion Cult and Mythology: A Comparative Study of Ancient Ireland, Britain and Gaul" é obra de Noémie Beck e foi pressentado no 2009 contando coa direçao conjunta de Neil Davie (Université de Lyon 2) e de Daithi O´Hogain (UCD) um dos mais reputados especialistas em estudos célticos na Irlanda atual.

Esta tese doutoral é um estudo comparado das divindades femininas veneradas pelos Celtas das Antigas Irlanda, Britania e a Gália do século 8 antes J.-C. a aproximadamente até o 400 após J.-C. Os Celtas transmitiram a sua cultura, crenças e mitos por via oral, de geração em geração. As fontes que nos permitem estudar as divindades e crenças das Celtas são por tanto indiretas e posteriores à Antiguidade pré-romana.

Estas fontes agrupam-se em torno de três categorias: os textos clássicos contemporâneos aos antigos celtas, mas que só implicam Gália e são muito pouco numerosos; a abundante literatura vernácula da Irlanda medieval, que foi posta por escrito a partires do século 7d.C por molhes cristãos; e assim mesmo a arqueologia gala e britânica, cujos restos são muito fragmentários abarcando o estudo de locais de cultos pré-romanos, e galo-romanos ou britano-romanos romanos, junto com o da epigrafia votiva e a iconografia, fundamentalmente escultórica.

As perguntas derivadas deste registo tão diverso são várias: adoravam os Celtas da Irlanda, da Grã-Bretanha ou da Gália  a deusas similares? Qual era a sua natureza e as suas funções? Como eram veneradas e por quem? Organizavam-se hierarquicamente em um panteão? ou mais fundamentalmente: permite a análise e a comparação entre dados linguísticos, literários, epigráficos, iconográficos, etc. estabelecer conexões e similitudes, e reconstruir por tanto umas crenças comuns ao longo do âmbito céltico?

A obra articula-se em torno de 5 capítulos nos que se vão analisando as diferentes feições desta tipologia de divindade/es: 1) As deusas mães (Matres e Matronae), 2) deusas da natureza portadoras da riqueza, 3) Deusas do território e da guerra, 4) deusas das águas e 5) deusas que encarnam a embriaguez ritual


Descarregar a tese em: Tese Lyon2

1 comentário: