domingo, 28 de fevereiro de 2010

Journal Archaeological Method & Theory 17/ 1


Journal of Archaeological Method
and Theory
Nº 17/ 1 2010


Recording Art on Neolithic Stelae and Passage Tombs from 
Digital Photographs   pp.1-14
Serge Cassen, Guillaume Robin

The Prehistoric Development of Clothing: Archaeological 
Implications of a Thermal Model    pp. 15-80
Ian Gilligan
           


Ir ao número de:  J. Arch Method & Theory

domingo, 14 de fevereiro de 2010

RECHTSARCHÄOLOGIE ao alcance dum click

Karl Konrad Ferdinand Maria von Amira

Entre os historiadores do direito Karl Von Amira (1848-1930) destaca como o pai e criador de uma disciplina que combinava os estudos de história do direito e das instituições, a iconografia e a etnografia, numa síntese que se deu em chamar Arqueologia do Direito (Rechtsarchäologie) e que vinha a recolher o testemunho dos primeiros passos dados pelas monumentais "Antiguidades jurídicas Germanas" (Deutsche Rechtsaltertümer) de Jacob Grimm. Durante anos Von Amira ajudado pelos seus discípulos, algum tão destacados coma Von Schwerin, recolheu uma ingente quantidade de material gráfico relacionado com a simbologia jurídica e outras matérias anexas, que agora aparece aqui compilado graças a este projeto de digitalização do arquivo que da mão das novas tecnologias põe ao dispor dos pesquisadores e pessoas interessadas uns fundos de incalculável interesse.


Ir ao:  Rechtsarchäologische Sammlung Karls von Amira 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Daremberg-Saglio On-line - Recursos

Dentro de nossa secção sobre recursos em Internet não podíamos menos que falar desta iniciativa dá Universidade de Mirail (França) de edição online de uma dessas obras cujo só nome resulta (como o CIL, oU Pauly-Wissowa, etc.) mítico de por si próprio, como monumento de uma época, cecais a mais gloriosa, das Ciências da Antiguidade. O "Dicionário de Antiguidades Gregas e Romanas" começou a se publicar a partires do 1877 e segui com regularidade até 1919, constando finalmente de 10 volumes.

Conhecido como o "Daremberg", pelo nome de seu primeiro editor, Charles Daremberg, nesta empresa participaram todos os grandes nomes da ciência francesa da época. A obra localiza-se num contexto europeu de rivalidades em torno das Ciências da Antiguidade, e numa época na que saem à luz outras magnas obras de erudiçom sobre o Mundo Antigo, como a Realencyclopädie der Altertumswissenchaft cujo primeiro volume sai em 1894 ou o Dizionario epigrafico dei antichità romana editado no 1886.

A posta online do Daremberg-Saglio a texto completo dá um passo mais ao facilitar o acesso tanto a pesquisadores como a estudantes que dão seus primeiros passos a uma obra ainda hoje em dia de referência clássica mas agora já a cada vez mais difícil de conseguir inclusos nas nossas bibliotecas universitárias


Ir ao site do:   Daremberg-Saglio On-Line