quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma Enciclopedia dos Contos Populares

ENZYKLOPÄDIE DES MÄRCHENS 
Handwörterbuch zur historischen und vergleichenden Erzählforschung


A Enzyklopädie des Märchens é uma obra de referência resultado do trabalho de quase 200 anos de pesquisa no campo da tradição popular e da etnografia, criada coma um trabalho a longo prazo que terá 14 volumes na sua versão final dos que já foram publicados completos uns 12. O seu precursor foi o Handwörterbuch des deutschen Märchens, editado entre 1930-40 por Lutz Mackensen.

Partindo desta obra refizesse o planejamento geral dando-lhe um ponto de vista não tão regional, e este novo projeto recaiu en instituições diversas, entre elas a Akademie der Wissenschaften de Gotinga, na que cai neste momento a sua direção. Concebido assim ista obra é centrada nas tradições narrativas orais e literárias de Europa e de países influenciados pela cultura europeia, assim como aqueles da bacia Mediterrânea e da Ásia em geral Por essa razão a Enzyklopädie des Märchens fornece informação etnográfica abundante e de interesse não somente para etnógrafos e folcloristas, mas também para outras disciplinas como afins como a filologia, a história nas suas polas diversas e a antropologia.

Cada artigo apresenta um estado atualizado da investigação em cada matéria. Outro interesse desta obra é o feito de que à diferença doutros clássicos como o Aarne-Thompson não é um mero motiv-índex, mas inclui entre suas referências informação sob pesquisadores salientáveis na investigação etnográfica, ou assi mesmo sob teoria e método, indicando-se as bases sociais, históricas, psicológicas e religiosas das diferentes tradições populares. A web da obra apresenta recursos muito úteis já que inclui, amais dum índice alfabético de entradas, uma base de dados que permite a possibilidade de fazer buscas bibliográficas por diferentes critérios (palavra chave, autor, etc.)


Ir ao site da:   Enzyklopädie des Märchens

Sem comentários:

Enviar um comentário