quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O I milénio a.C. no Centro de Portugal - Video

Deixamos aqui o video da palestra que organizada pela ADECAP a passada noite e que fo proferida pela professora Raquel Vilaça (Universidade de Coimbra) sob o título "No arranque do I milénio a.C. no Centro de Portugal. Projecção comentada de imagens sobre quatro casos de estudo"

O período de transição entre os finais do II milénio A.C. e os inícios do seguinte, que os arqueólogos designam por Bronze Final, pautou-se por importantes alterações na vida dos humanos, desde o seu dia-a-dia, às ocasiões excecionais de celebração. 

Sem perder de vista as particularidades de cada região e de cada sítio, de cariz também ele muito distinto, poderemos considerar que essas transformações são em parte devedoras da intensificação, e diversificação, de contactos inter-regionais multi-escalares, com envolvimento ativo das comunidades em análise

Nesta apresentação, que tem em vista um público de largo-espectro, debruçamo-nos sobre quatro casos de estudo do centro do território português. Emblemáticos uns, menos conhecidos outros, todos suficientemente distintos — um dos motivos da sua escolha — quanto à sua natureza e perfil cultural. 

Centrar-nos-emos na estela do Telhado, no depósito de Freixianda, na gruta do Medronhal e no sítio de Baiões, frisando algumas das suas especificidades, sem deixar de convocar outras evidências arqueológicas com as quais se podem relacionar e que conferem maior robustez ao interesse científico de cada um desses sítios.


Sem comentários:

Enviar um comentário