quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Agropastoralismo na Asia Central Proto-histórica

Fields Under the Hoof

Ritchey, M. (2025): Fields Under the Hoof: characterizing plant cultivation of agropastoralists in Bronze and Iron Age Inner Asia (3000 BCE - 1000 CE). Tese doutoral apresentada na Washington University in St. Louis.  DOI: 10.7936/vqep-j160

Sinopse   
Esta dissertação examina as práticas agropastoris na massa terrestre eurasiana entre o 3º milénio A.C. e o 1º milénio D.C., com foco na caracterização de como comunidades que viviam na Ásia Interior montanhosa incorporou o cultivo de plantas ao seu estilo de vida agropastoril itinerante.


Examino vestígios macrobotânicos de sítios arqueológicos importantes ao longo das rotas de troca transeurasiana de plantas e animais domesticados e de diversas tecnologias durante as Idades do Bronze e do Ferro. Esses sítios incluem Chap, Quirguistão, Tasbas, Cazaquistão, Dingdong, Piyang, Jiweng, Kaerdong e Bangga, localizados no Tibete. Utilizam-se valores estáveis de isótopos de carbono e nitrogênio de vestígios arqueológicos de plantas e conjuntos macrobotânicos para avaliar o trabalho (na forma de irrigação e adubação) dedicado ao cultivo de plantas. 


Por meio dessa análise, investigo se as estratégias de cultivo viajaram com as culturas domesticadas pelas montanhas da Ásia Interior ou se essas estratégias foram dissociadas das culturas à medida que se deslocavam para novos cenários culturais e ambientais. Os resultados indicam que as comunidades desenvolveram estratégias localizadas de manejo de culturas, frequentemente específicas para cada táxon, em vez de adotar um sistema de cultivo compartilhado. 


Embora essas comunidades antigas compartilhassem composições semelhantes de culturas e animais, elas adaptaram e modificaram práticas de cultivo para cada uma de suas localidades. Esta pesquisa fornece insights sobre as implicações mais amplas da intensificação agrícola nas reconstruções paleodietéticas, o papel dos sistemas pastoris dinâmicos na formação de práticas agrícolas e a localização de estratégias agropastoris na Ásia Interior. 


Os resultados mostram a notável flexibilidade dos agropastoris que viviam em altitudes elevadas, que incorporaram tanto a pecuária móvel quanto o cultivo de plantas para obter sucesso em ambientes às vezes bastante hostis para atividades agrícolas. Linhas de pesquisa futuras são delineadas para explorar mais a fundo a interação entre plantas e animais domesticados e os seus contextos culturais. 


Este trabalho contribui para a compreensão de como as antigas comunidades agropastoris navegaram pelas complexidades da integração de novas tecnologias agrícolas e espécies domesticadas, transformando, em última análise, tanto os seus ambientes locais quanto a história agrária e agropastoril eurasiana mais ampla.

INDEX


Descarregar a tese em: Field Under the Hoof

domingo, 28 de dezembro de 2025

Animais e Humanos - Livro

Beast and Human

Grimm, O. (ed.) (2025): Beast and Human: Case Studies for Northern Europe from Prehistoric to Early Modern Times. LEIZA Publications Vol. 8. Propylaeum. Heidelberg. DOI: 10.11588/propylaeum.1690

Sinopse  
Por um bom motivo, há um crescente corpo de pesquisas sobre estudos da relação humano-animal na arqueo(zoo)logia, buscando uma mudança de perspectiva, é hora de observar o papel dos humanos em suas interações com os animais de uma forma mais matizada e, sobretudo, atribuir maior autonomia aos animais. 


Com algumas revisões, esta publicação se baseia em um evento realizado durante o encontro anual da Associação Europeia de Arqueólogos (EAA) em Kiel, em setembro de 2021. 


A partir dos doze artigos, é possível apresentar uma narrativa que abrange geograficamente da Inglaterra à Rússia e cronologicamente da Idade da Pedra ao início da Idade Moderna.

INDEX


Descarregar o livro em:  Beast and Humans

sábado, 27 de dezembro de 2025

Deusas Pagãs no Mundo Germânico - Livro

Pagan Goddesses in the 
Early Germanic World

Shaw, P. A. (2011): Pagan Goddesses in the Early Germanic World.  Eostre, Hreda and the Cult of Matrons. Studies in Early Medieval History. Bristol Classical Press. Londres   ISBN: 978-0-7156-3797-5

Sinopse   
Este livro examina as evidências da existência de deusas germânicas na Inglaterra e no continente europeu. 


A obra argumenta, com base em evidências linguísticas e onomásticas, que a pesquisa moderna tem se concentrado excessivamente na noção de funções divinas ou esferas de atividade, como fertilidade ou guerra, em vez de considerar até que ponto as deusas estão enraizadas em localidades e estruturas sociais. 


Sugere-se que tais manifestações religiosas locais são mais importantes para o paganismo germânico do que se costuma supor, e devem nos alertar contra a suposição de crenças tradicionais pan-germânicas. As evidências linguísticas e onomásticas nem sempre são bem integradas às discussões sobre os desenvolvimentos históricos no início da Idade Média


Este livro oferece tanto uma introdução aos modelos e métodos empregados, quanto um modelo para futuras pesquisas sobre as evidências linguísticas das crenças tradicionais entre as comunidades de língua germânica da Europa medieval.

INDEX

Introduction The Footprint 
of Pre-Christian Worship
  
Linguistic Models and Methods
  
The Romano-Germanic Religious 
Landscape and the Early Middle Ages
  
Eostre: Pan-Germanic Goddess
 or Etymological Fancy?
  
Hreda
  
Conclussion Roles of 
the Northern Goddess?
  
Notes
  
Bibliography


Descarregar o livro em: Pagand Goddesses

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Archient World Archaeology Nº 22 - 2025

Archient World Archaeology 

Nº 22 - 2025

INDEX

East and Hellas

Temple personnel in the 1st
 millennium BC Babylonia p. 2
Popova O. V. 

Terms denoting holders of royal power:
towards the mycenaean legacy 
in greek political terminology  p. 9
Solomatina E. I. 

Some problems of geopolitics in Greece 
at the time of the Lelantine war
 (8th–7th centuries BC) p. 20
Surikov I. E. 

Rome and the Roman world

Pontifex Maximus in early Rome p. 39
Koptev A. V. 

Coinage of samnite Allifae and Fistelia 
in the 4th century BC p. 52
Cherkasov A. I. 

Chrustaljow W. K. Lucius Equitius,
 the tribune manqué  p. 70
Korolenkov A. V.

Gnaeus Pompeius and his nickname, 
or how to become “Great” p. 83
Smykov E. V. 

The career of a roman centurion: from 
military command to running the empire p. 101
Ivanova E. S. 

History and archaeology of 
ancient Black sea region

Antique imports of the VII cent. BC
in the Northern Black sea region 
(about some of the distribution features 
and their possible explanations) p. 117
Bruyako I. V. 

Warrior descended into Hades  p. 139
Shelov-Kovedyaev F. V. A 

On the Attic red-figured reversible
 lids and plates p. 146
Bukina A. G. 

Ceramic Complex No. 8/2022 from 
Settlement 3 near the stanitsa of Taman p. 166
Krasnobaev D. A., Churekova N. B. 

 Two red-figured cups by 
the workshop of the Jena painter 
from the pre-revolutionary 
excavations in Kerch  p. 183
Petrakova A. E.

The Unique Ceramic Assemblage 
from Kurgan No. 1/1994  on Tepe-Oba 
Hill in the Feodosia Necropolis  p. 204
Monakhov S. Y. 

The complex of hellenistic votives
 in roman Hermonassa  p. 212
Egorova T. V., Ilyina T. A. 

Bosporus in the orbit of amicitia: 
Roman diplomacy after the death 
of Mithridates VI Eupator  p.  227
Rastegaeva M. N. 

The Dynastic history of the Bosporan 
Kingdom in the 2nd century BCE  p. 251
Kovalenko I. 

Varia

Preface to the Russian version of ZPE 
publication of V.G. Borukhovich’s article 
on interpreting one Berezan inscription 
(dedicated to the 105th anniversary 
of the scientist) p. 277
Sinitsyn A. A. 


Ir ao número da revista: Античный мир и археология Nº 22

The Volga River Region Archaeology Nº 4/54

The Volga River Region Archaeology

Nº 4/54 - 2025
   
INDEX


Ir ao número da revista: Поволжская археология Nº 4/54

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Deuses do Além em Grécia - Livro

Underworld Gods in Ancient Greek Religion

Roberts, E. M. (2020): Underworld Gods in Ancient Greek Religion. Death and Reciprocity. Routledge. Londres.   DOI: 10.4324/9781351273725

Sinopse   
Este volume apresenta uma análise de como e por que as pessoas na Grécia arcaica e clássica cultuavam os deuses do submundo.


Esses deuses são frequentemente retratados como malévolos e transgressivos, dando a impressão de que os antigos adoradores obtinham pouco ou nenhum benefício ao desenvolverem relações contínuas com eles. 


Neste livro, o primeiro estudo extenso que se concentra nos deuses do submundo como parte integrante do panorama religioso do período, Mackin Roberts contesta essa visão e mostra que os deuses do submundo são, em muitos casos, abordados e "acolhidos" da mesma forma que qualquer outro tipo de deus.

INDEX


+INFO sobre o livro em:  Underworld Gods

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Escrita e Tradições Religiosa na Antiguidade

Writing and Religious Traditions in the Ancient Western Mediterranean

Calvelli, L. & Dopico Caínzos, M.D. (eds.) (2025): Writing and Religious Traditions in the Ancient Western Mediterranean. Antichistica - Storia ed epigrafia Vol. 44/1. Edizione Ca’ Foscari. Venezia.  ISSN: 978-88-6969-932-0

Sinopse  
Dos espaços sagrados da Península Ibérica aos da Itália e ilhas vizinhas, este volume abre uma janela para o vibrante mundo das religiões antigas, visto através da lente da epigrafia. 


As inscrições são investigadas como objetos que transmitem mensagens escritas que podiam circular entre os humanos, mas que também eram dirigidas ao divino. A sua análise contribui para a compreensão de rituais e gestos há muito desaparecidos, mas que podem ser reconstruídos por meio de uma abordagem interdisciplinar refinada. 

Ao entrelaçar a epigrafia com evidências arqueológicas e fontes literárias, o livro evoca uma rica tapeçaria de práticas individuais e coletivas, oferecendo aos leitores não apenas erudição de alto nível, mas também uma jornada vívida pelo universo multifacetado dos santuários no Mediterrâneo antigo.

INDEX


Descarregar o livro em: Writing & Religious Traditions

EBUROBRIGA Nº 11 - 2025

EBUROBRIGA Nº 11 - 2025

INDEX


Descarregar a revista: Eburobriga Nº 11 - 2025

Cale e os Callaeci - Tese

Cale e os Callaeci

Silva, A.M. dos Santos Pinto Da (2022): Cale e os Callaeci. Territórios e comunidades na foz do rio Douro entre a Proto-história e a Romanidade. Tese doutoral apresentada na Universidade de Santiago

Sinopse  
Este trabalho analisa um dos tópicos historiográficos de grande tradição no estudo da história antiga da foz do Douro –o tema de Cale e Portucale– em relação aos dados arqueológicos desta área geográfica, que a maioria dos autores atribui aos Callaeci, povo mencionado nas fontes literárias mais antigas sobre a conquista do noroeste pelos romanos. 




Para além da revisão da documentação histórica e epigráfica, realizou-se um estudo sobre os vestígios da ocupação da Idade do Ferro e da romanização na região circundante de Cale (que se presume estar localizada no Porto), analisando com maior detalhe os dados das obras arqueológicas e outros achados realizados nas duas margens do Douro, nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, com base numa base de dados com cerca de duzentas intervenções.

Descarregas

Vol. 1 Texto PDF
Vol. 2  Inventârios PDF
    
INDEX