terça-feira, 14 de junho de 2022

Paleoetnologia da Hispânia Céltica - Livro

Paleoetnología de la Hispania Céltica


Pedro R. Moya-Maleno: Paleoetnología de la Hispania Céltica, Etnoarqueología, etnohistoria y folklore. BAR International Series Nº 2996, 2020,  2 Vols. ISBN:9781407316703


Aproveitamos agora para dar noticia da publicação de um interessante obra da autoria do nosso caro amigo e colega Pedro-Reyes Moya Maleno dentro da  serie Internacional da prestigiosa coleção British Archaeological Report (BAR). O livro recolhe atualizada e ampliada a que fora a tese de doutoral deste pesquisador, atualmente professor de arqueologia na Universidade Complutense de Madrid, apresentada baixo a direção do prof. Martin Almagro-Gorbea no ano 2012 e intitulada "Paleoetnología de la Hispania Céltica: Etnoarqueología, Etnohistoria y Folklore como fuentes de la Protohistoria". 


Esta obra em dois volumes e um exemplo perfeito da produtividade das fontes etnográficas e etno-históricas para a leitura arqueológica ajeitada das sociedades do passado, não apenas nos aspetos materiais ou mais ergológicos, senão também nas representações coletivas e o os elementos imateriais de uma cultura, normalmente ladeados pelo mutismo do registo material


Sinopse: 

O livro investiga as sociedades celtas da Península Ibérica através de uma abordagem comparativa e holística baseada na etnoarqueologia, etnohistória, folclore, história do direito e das religiões, linguística e literatura oral, em conjunto com os dados arqueológicos e dos autores clássicos. 

Comparação entre diversas mascaradas equídeas atuais e as figuras representadas na cerâmica numantina

A interligação de fontes de diferente natureza graças a uma estratégia transdisciplinar e processos de longo prazo permite abordar inúmeras práticas e crenças presentes nas comunidades hispano-celtas. 

Um xemplo de sincretismo, Capela de Säo Miguel de Celanova partilhando o espaço junto com um altar rupestre pré-romano 

Esta análise permite uma aproximação os diferentes subsistemas econômicos, sociais e ideológicos da Hispania Céltica, desde os mais contrastáveis ​​arqueologicamente até os menos perceptíveis referidos ao mundo simbólico: tanto padrões de subsistência, sistemas jurídicos ou modelos da estrutura social, como também literatura celta, os rituais ou a paisagem. 



Diagrama de algumas concordâncias entre as divindades da Hispania Celta e as suas atribuições e campos de atuação, segundo o autor


Além disso, as diversas características comuns partilhadas de um extremo ao outro da Europa amostram a Idade do Ferro de uma boa parte Península Ibérica claramente como um mundo celto-hispânico muito complexo,  polimórfico e cheio de instituições ancestrais assim como visões de mundo de evidênte raíz indo-européia.


INDEX   
 
   

Podesse encomendar o livro no enlace: BAR, Int ser. Nº 2996

Sem comentários:

Enviar um comentário