sábado, 26 de março de 2022

Um grolo entre dois mundos


Em 1982, um detetorista de metais descobriu um deposito de vasos de beber de Idade do Ferro e época romana que haviam sido deliberadamente escondidos perto de um assentamento romano-britano em Crownthorpe no centro de Norfolk.

Este importante grupo de objetos estava composto por sete copos de bronze, representando uma baixela simposiaca ao jeito romano. Alguns dos vasos tiveram sua origem na Itália, mas dois copos apresentavam um estilo único. Era-o Romano na forma, mas suas alças são decoradas com uns parrulos nadando de estilo céltico, sem paralelos fora deste tesouro. Estes copos, por tanto, exibiam uma fusão de dois tradições artísticas diversas.

O tesouro foi escondido no terreno em meados do século 1, quando a dos tribo Iceni sob o mando Boudica se rebelaram contra os romanos. Ele pode ter sido propriedade de uma pessoa abastada local, que tinha a esperança de melhorar o seu status através da adoção de modos estrangeiros de comportamento. Como resultado, ele teria caído em falta do exército Boudica e forçado a fugir, deixando seus bens para após dele.

*Este texto foi estraido e traducido desde A History of the World BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário