Esposito, A. & Sanidas, G. M. (eds), Quartiers artisanaux en Grèce ancienne. Une perspective méditerranéenne, Septentrion Presses Universitaires, 2012, 410 pp. ISBN: 2-7574-0416-4
Sinopse
A organização da cidade grega e, em geral, do habitat agrupado antigo por "áreas especializadas" constitui um leitmotiv na arqueologia clássica. Renovação das pesquisas sobre a cidade e sobre a implantação nela das atividades económicas exige, entre outras coisas, o estudo da concentração de atividades produtivas nas áreas urbanas. O conceito de "bairro", e especialmente o de "bairro especializado" é muitas vezes aplicado de jeito reducionista as realidades urbanas antigas.
Este livro recolhe dezanove contribuições que apresentam abordagens gerais ou estudos de caso sobre vários aspetos que permitam olhar de forma renovada e com uma perspetiva cronológica e geograficamente mais ampla, a questão de "bairros artesanais" na Grécia. Partindo da evidência arqueológica, confrontada com fontes textuais, este assunto é iluminado por uma nova luz.
Arqueólogos e historiadores de sete países diferentes destacar a complexidade e diversidade de locais, reexaminam a natureza das concentrações espaciais e muitas vezes reavaliar as ideias a partir da documentação recente ou da reconsideração de restos já conhecidos. Em conjunto a obra contribuí ao debate e oferece novas achegas para enfrentar o funcionamento da cidade grega antiga grega.
INDEX
+INFO sobre o livro: Quartiers Artesanaux ...
Sem comentários:
Enviar um comentário