sexta-feira, 15 de junho de 2012

Irlanda e o Mundo Romano

Ireland in a Roman World

Quando: 20-21 outubro
Onde: Dublin

As recentes discussões arqueológicas contemporâneas têm destacado a natureza fluida de das identidades e materialidades das pessoas que viveram dentro e fora das fronteiras do Império Romano. Através do trabalho de estudiosos como Richard Hingley, David Mattingly ou Andrew Gardner é hoje reconhecido que conceitos como emulação, receção e resistência, tem muito que ver coas decisões ações dos indivíduos, e coas suas oportunidades e de acesso ao que descrevemos co termo "romanização". Os novos costumes disputam seu protagonismo com as tradições locais para produzir uma muito peculiar romanidade local tanto dentro como fora do espaço provincial. Para entender o que era tornar-se romano, temos que considerar a negociação subtil que se estabelece entre o sujeito a sua comunidade e sua paisagem cultural

Materiais romanos na Irlanda, fonte: LIARI

Até muito recentemente o material romano em locais irlandeses foi amplamente considerado como anómalo ou intrusivo dentro da discurso da Idade do Ferro Tardia. Sem expectativa de contextos que poderiam conter evidências Romanas, os materiais foram classificados simplesmente como 'intrusos" e frequentemente "irrelevante" para sequências arqueológica da época. Descobertas e escavações recentes, junto coas novas linhas de pesquisa contemporânea tenhem levado a uma reconsideração do envolvimento da Irlanda com a administração romana nas províncias ocidentais.

O Rath dos Sínodos (Raith nd Senad) outeiro de Tara,  Meath, Irlanda

O projeto LIARI (Late Iron Age Roman Ireland), suportado pelo Discovery Program da Republica de Irlanda, foi projetado para investigar esse período formativo na história irlandesa a traves da pesquisa colaborativa dos principais estudiosos, dentro e fora da Irlanda, tarefa da que esta conferência interdisciplinar e internacional é parte titulada Ireland in a Roman World.

Nela se analisaram as formas em como as comunidades da Irlanda foram envolvidas com o mundo romano. O Congresso contara com académicos da Irlanda, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Dinamarca e os EUA que apresentaram trabalhos de temáticas como a Arqueologia, a História, desde os Estudos Clássicos, aos Estudos Célticos, abrangendo desde a Idade do Ferro até a Antiguidade Tardia e oferecendo assim uma oportunidade para reavaliares o povoamento, a sociedades e a economia de Irlanda num Mundo Romano.


 Programa provisório


+INFO no site de:  Ireland in a Roma World

Sem comentários:

Enviar um comentário