International Worshop
Quando: 8-9 Junho
Onde: Santander
O estudo da espacialidade é um dos assuntos mais importantes em Arqueologia. Desde os primeiros momentos da disciplina, o como se entendiam os relacionamentos espaciais foi um fator finque para interpretar as dinâmicas sociais do passado. O importante desenvolvimento das análises espaciais permitiu criar áreas específicas dentro da Arqueologia, como a Arqueologia de Paisagem, a Estatística Espacial, a Arqueologia Cognitiva, etc., que se incluem generais podem ser incluídos dentro do âmbito geral de Arqueologia Espacial. Por outro lado, nos últimos anos teve uma grande melhoria nos métodos e ferramentas de análises, principalmente graças à generalização do GIS, que permitiu um desenvolvimento desta área.
Ainda assim, estas melhorias metodológicas e desenvolvimentos conceptuais não sempre foram acompanhados paralelamente de uma reflexão teórica sobre a aplicação real das análises espaciais a interpretação arqueológica.
O objetivo principal do Workshop Debating Spatial Archaeology é proporcionar um foro de debate onde os arqueólogos discutir sobre como o espaço é concebido na Arqueologia, como é percebido e interpretado por arqueólogos, e por que. Tendo em conta a necessidade de ligar a metodologia, a análise dos resultados e as interpretações, animando aos participantes não só para analisar variabilidade espacial, senão também as prováveis razões para ela bem como estas análises espaciais podem melhorar nosso entendendo dela dinâmica histórica e social nesses estudos de caso.
As sessões às que se pode apresentar comunicações são:
O prazo para apresentação está aberto até o dia 29 de fevereiro
+INFO no site do: Debating Spatial Archaeology
Sem comentários:
Enviar um comentário