sábado, 14 de janeiro de 2012

Re-Construindo o bote de Ferriby


Descobrindo o Pasado da Idade de Bronze da Cornualha

Um construtor de barcos modernos está sendo desafiado a recriar o mais antigo barco encontrado na Europa ocidental, datado de cerca de 2000 aC. O barco pré-histórico será construído para escalar usando ferramentas antigas, como machados de bronze no National Maritime Museum Cornwall em Falmouth, como parte de um projeto colaborativo desenvolvido pela Universidade de Exeter.

O professor Robert Van de Noort, da Universidade de Exeter é um dos especialistas mundiais nas embarcações de pranchas de madeira da Idade do Bronze. Ele está liderando o projeto de pesquisa financiado pelo Arts and Humanities Research Council que irá produzir a exposição 2012BC: Cornualha e o Mar na Idade do Bronze que se desenrolara no National Maritime Museum Cornwall. Arqueólogos e engenheiros das Universidades de Southampton e Oxford Brookes estão envolvidos no desenvolvimento no projeto junto cós espertos da Universidade de Exeter.

Os restos barcos de pranchas de madeira unidos com costuras da Idade do Bronze foram topados unicamente na Inglaterra e País de Gales. O mais longo foi de 16 metros de comprimento e feito de carvalho. O casco do barco foi feito encastrando pranchas de madeira juntadas com cordas, esta técnica de costuragem foi usado quando ainda não se tinham experimentado outras técnicas. Esta forma de construção de barcos ainda existe em áreas remotas da Noruega, Finlândia e algumas partes da Índia, embora em diferentes tipos de barcos e com o uso de ferramentas modernas. Os barcos são agora comummente referido como barcos de pranchas costuradas.

Brian Cumby é um carpinteiro naval (construtor de barcos profissional) e vai supervisionar a construção do barco pré-histórico em uma oficina aberta no Museu. Isto irá permitir ao público ver o desenvolvimento do barco durante um período de cinco meses, a partir de abril. Antes disso, Brian será imerso no mundo da Idade do Bronze de Grã-Bretanha com da mão do Professor Van de Noort e seus colegas das universidades de Exeter e Southampton.

Ele vai aprender sobre as ferramentas das que disponham os construtores de barcos da Idade do Bronze, e vai começar a experimentar e aprender como fazer tábuas usando machados de bronze e enxós, em vez de ferramentas modernas Ele também há experimentar com a utilização das fibras de árvores como o teixo, os quais foram utilizados para coser as tábuas com a utilização de musgo como calafetagem, para parar o barco de vazamento. A reconstrução em vivo dum barco proto-histórico tem como objetivo aumentar o conhecimento do processo construtivo de um barco de costuras, para examinar a navegabilidade desses navios e entender como foram feitos e navegaram naqueles tempos.

Professor Robert Van de Noort, da Universidade de Exeter, explicou: "Nenhum destes barcos foram encontrados completos pelo que este projeto vai procurar entender como elas foram construídos, como se dirigia o barco, medir o quão rápido ele pode ir , entender como a tripulação usava as pás, já que o uso de velas não é evidente, e como a embarcação se comporta na prova água”

O National Maritime Museum de Cornualha une forças com a Universidade de Exeter para para envolver a pessoas interessadas na construção de barcos no projeto de reconstrução do barco da Idade de Bronze.

Andy Wyke, Gerente das Coleções de Embarcações no National Maritime Museum Cornwall disse: "Este é realmente um desafio excitante e ambicioso,. Estamos honrados por participar nalgo que nunca foi feito antes deste projeto, e trabalhar com a Universidade de Exeter juntos, para promocionar o património marítimo pré-histórico da Cornualha e mostrar as suas conexões com a Europa.

Este é o primeira vez para nós, que uma exposição amosa a natureza viva da construção de um barco. Convidando o público a por as suas mãos no que é construído e oferecendo-lhe uma maravilhosa e nova forma de partilhar essas habilidades e conhecimentos com ele. Isto danos uma nova oportunidade de expandir o conhecimento baseado na nossa pesquisa como centro de investigação marítima ".

A exposição 2012BC Cornualha e o Mar na Idade de Bronze abre-nos as portas da Idade do Bronze, oferecendo objetos raros nunca antes visto no Reino Unido, do dia 13 de Abril e vai até 30 de setembro no National Maritime Museum Cornwall.

Fonte: Universidade de Exeter


Sem comentários:

Enviar um comentário