XV Congresso Internacional sobre o Campaniforme: Desde o Atlântico aos Urales
Onde e quando: Poio, Galiza, 5-9 Maio 2011
A próxima semana entre os dias 5 e o 9 do Maio de 2011 celebrar-se-á em Poio, Pontevedra (Galiza), o XV Congresso Internacional sobre o Vaso Campaniforme organizado pela Universidade de Santiago de Compostela, o CNRS e a Associação Archéologie et Gobelets.
O Congresso centra-se no periodo compreendido entre o III e II milénio a.C. na Europa, com uma énfase especial na cultura Campaniforme, que se estendeu por boa parte dela. Este ano a temática do Congresso centrar-se-á sobretudo naqueles aspectos relacionados com a mobilidade de populações durante a transição entre o Neolítico e a Idade do Bronze, um período marcado por profundas mudanças nas esferas económicas, sociais e religiosas.
Ainda que a cerâmica Campaniforme dá o seu nome ao fenômeno e ao período, analisaranse também os outros elementos em jogo neste complexo e entre os que o campaniforme constitui um mais entre os indicadores da cultura material que nos mostram estes fenômenos de mobilidade e circulação durante este periodo da pre-historia, alongando-se assim pois a temática a outros elementos não "cerámicos" como a produção de sílex, a arqueometalurgia, o trabalho e comércio de metais preciosos, ámbar, etc, assinalando-se ao mesmo tempo os avanços aportados nos últimos anos pelas diferentes sub-disciplinas arqueológicas ao conhemento desta época: desde o estudo da tecnologia ao do paleoambiente ou a paleodieta.
Sem comentários:
Enviar um comentário