sexta-feira, 31 de outubro de 2025

De Ambatus a Lucia - Livro

De Ambatus a Lucía

Fernández Juncal, C. & García Alonso, J.L. (2025): De Ambatus a Lucía. Antroponomástica en la Hispania antigua y en la España contemporánea. Aquilafuente Vol. 388. Universidad de Salamanca. Salamanca.  ISBN: 978-84-1091-148-2  DOI: 10.14201/0AQ0388

Sinopse  
Este volume reúne contribuições de renomados especialistas em antropomástica hispânica antiga e contemporânea. Através dos seus diversos capítulos, traça os usos, fórmulas e sistemas de atribuição que se desenvolveram na Espanha durante dois períodos muito distantes e distintos.




Por um lado, temos o mundo antigo, onde povos muito diferentes coexistiram simultaneamente e sucessivamente, falando línguas pertencentes a famílias linguísticas distintas e com culturas diversas. Os nomes próprios, aliás, sempre estiveram presentes nos avanços do nosso conhecimento sobre esses povos.


Por outro lado, observamos, em contraste e em paralelo, quais são os parâmetros que explicam os hábitos antropomásticos atuais, um momento em que tradições bem estabelecidas na comunidade convergem com as novas tendências detetadas no nosso ambiente.


Essa abordagem contrastante entre dois períodos tão distantes revela tanto diferenças óbvias quanto semelhanças bastante sugestivas. Essas semelhanças sugerem uma tradição de nomenclatura contínua, com conexões entre os dois períodos, mas claramente influenciada por eventos que ocorreram na região ao longo dos séculos e pelas consequentes mudanças nas línguas, mentalidades e valores.

INDEX


Descarregar o livro em: De Ambatus a Lucia

SPAL Nº 34/2 - 2025

SPAL Nº 34/2 - 2025

Revista de Prehistoria y Arqueología 

   
INDEX


Descarregar a revista:  SPAL Nº 34/2 - 2025

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Transformações na Cultura de Trypilia - Livro

From Ros to Prut

Hofmann, R., Kirleis, W., Müller, J., Rud, V., Ţerna, S., & Videiko, M. ( 2025): From Ros to Prut. Transformations of Trypillia settlements. Scales of Transformation Vol. 19. Sidestone Press. Leiden. 2 Vols. ISBN: 9789464270723; 9789464270754  DOI: 10.59641/j9n462cl; 10.59641/kao351dm

Sinopse  
Antes da revolução urbana na Ásia Ocidental, uma rede de assentamentos agrícolas se desenvolveu na zona de estepe florestal a noroeste do Mar Negro no final do 5º e primeira metade do 4º milênio A.C, alguns dos quais estão entre os maiores megassítios pré-históricos da Europa. 


Essas enormes comunidades chamadas Trypillia são únicas em muitos aspectos, e a dinâmica de sua formação e desenvolvimento tem sido um tópico de pesquisa intensiva há muito tempo. Há mais de dez anos, a pesquisa sobre as transformações dessas sociedades calcolíticas tem sido conduzida como uma cooperação ucraniana-moldáva-alemã. 


Esta pesquisa não se concentra apenas em alguns dos maiores megassítios, mas também tenta reconstruir a dinâmica dos processos de megassítios e suas bases econômicas, sociais e ideológicas em diferentes perspectivas -local, regional e inter-regional. 


Embora nossa pesquisa ainda não esteja completa, já está claro que o surgimento dos megassítios Trypillia representou a culminação preliminar de um processo regionalmente diferenciado e amplamente interconetado de formação de assentamentos na área entre os rios Prut e Ros. Esses processos estavam, por um lado, intimamente interligados às sociedades da Idade do Cobre do Sudeste Europeu e, por outro lado, inauguraram a transição para a era caracterizada pela maior mobilidade de assentamentos.


Este volume reúne contribuições arqueológicas, geofísicas, arqueobotânicas, arqueozoológicas e geoarqueológicas sobre economia, padrões de assentamento, cultura material e datação de três diferentes regiões de teste no território das atuais Ucrânia e Moldávia. 


A apresentação dos novos dados contribui decisivamente para uma melhor compreensão tanto da enorme variabilidade das trajetórias de assentamento que caracterizam esta vasta área quanto para conectar desenvolvimentos ao longo do tempo.

Descarregar: 
  
From Ros to Prut Vol. 1 PDF
  
From Ros to Prut Vol. 2  PDF
   
INDEX


The Volga River Region Archaeology Nº 3/53

The Volga River Region Archaeology

 Nº 3/52 - 2025

INDEX


Ir ao número da revista: Поволжская археология Nº 3/53

domingo, 26 de outubro de 2025

Clã e Paço no Levante Antigo - Livro

Palace-Clan Relations in the Bronze and Iron Ages Levant

Bezzel, H., Covello-Paran, K., Krause, J.J & Sergi, O. (2025): Palace-Clan Relations in the Bronze and Iron Ages Levant. Textual and Material Approaches. Walter De Gruyter. Berlim. ISBN: 9783111405513 DOI: 10.1515/9783111411330

Sinopse  
Estudos recentes demonstraram que as sociedades do antigo Oriente Próximo se consideravam parte de um único tecido social, dividido não por modo de vida ou local de residência, mas sim por associações tradicionais de parentesco. 


As relações de parentesco parecem manter a sua integridade essencial por longos períodos, mesmo dentro de organizações políticas complexas. No passado, era comum considerar a formação do Estado como um processo evolutivo –da tribo ao Estado– durante o qual antigas relações de parentesco e identidades tribais se dissolvem diante da identidade política imposta pelo "Estado". 


Hoje, porém, parece não haver relações evolutivas entre a tribo e o Estado, visto que ambos representam identidades que coexistem simultaneamente. É nesse contexto que emerge um elemento estrutural comum às antigas unidades políticas levantinas: a sua natureza fragmentada, baseada principalmente num conceito abrangente de parentesco.




Este livro apresenta estudos de diferentes políticas e sociedades do Levante da Idade do Bronze e do Ferro e além, destacando as suas estruturas sociais e políticas baseadas em parentesco, interações e formações finais, conforme podem ser obtidas de fontes materiais e textuais.

INDEX


+INFO sobre o livro:  Palace-Clan Relations in Levant